segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

HORA DO CONTO ESPECIAL E BATE PAPO COM O AUTOR ALEXANDRE BERSOT


Livraria Nobel e Editora Prumo, realizam no dia 16 de dezembro, domingo, o lançamento do livro "Imagine uma menina com cabelos de Brasil", do autor Alexandre Bersot. O 1° encontro com o autor será às 11h na Nobel – Centro (Rua 16 de março, 399) e às 17h30, na Nobel - Itaipava (Estr. União e Indústria, 10.395 loja 2/Shopping Tarrafas). O livro custa R$ 28, 90 (vinte e oito reais e 90 centavos).

O filme Imagine uma menina com cabelos de Brasil, de 2010, conta a saga de uma menina cujo cabelo tem a forma do mapa do Brasil. Ela não se aceita e quer mudar seu cabelo a todo custo. Suas colegas de escola, que possuem cabelos com formato de países do chamado Primeiro Mundo, implicam o tempo todo com a menina brasileira, cujo cabelo é crespo. Através dessa história Alexandre Bersot fala de aceitação e não-aceitação, de ser ou não "diferente", de se sentir ou não deslocado, excluído. Tudo com humor, para não cair na pieguice ou mostrar os países terceiromundistas apenas como vítimas. A menina brasileira também pratica bullying quando não quer ter um cabelo com formato de Argentina, por exemplo. A música Imagine, de John Lennon, costura toda a trama.

Bersot exibiu o filme em festivais pelo Brasil e pelo mundo como o CROMAFest, no México; Festival del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana, em Cuba; Circolo del Cinema Corti da Sogni "Antonio Ricci", na Itália, e Festival Loisada Cortos, em Nova Iorque. Já arrebatou diversos prêmios, como Melhor Curta de Animação Brasileiro pelo júri popular no Festival Anima Mundi SP, em 2010, e Prêmio Good Citizenship Awards no ReAnimania, Festival de Curtas de Animação de Yerevan, Armênia, no mesmo ano.

Diante de tanto sucesso surgiu a ideia de transformar o filme em livro com o mesmo nome. A história sofreu algumas adaptações, já que muitas referências a clássicos do cinema não poderiam ser reproduzidas em papel, e agora pode ser conhecida pelo público infanto-juvenil que é mais ligado em páginas do que em telas.

Alexandre Bersot é de Niterói (RJ), é formado em Educação Artística, com curso de cinema de animação pela ESPM e uso da linguagem do cinema como meio didático pelo Cineduc - Cinema e Educação. Já foi professor concursado da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e das Faculdades Pestalozzi e atualmente trabalha como ilustrador, animador e designer gráfico autônomo. Já ilustrou, também pela editora Prumo, A história da noite e A história da mão que queria ter uma letra bonita.

PRÊMIOS RECEBIDOS PELO AUTOR:
2011 - Menção Internacional no CROMAFest - festival de animação, efeitos visuais e videogames, Cidade do México
2011 - Melhor Filme pelo júri 33 Produções no X Araribóia Cine, Niterói - RJ
2011 - Menção Honrosa pelo júri oficial no X Araribóia Cine, Niterói - RJ
2011 - Melhor Direção no Festival de Cinema de Petrópolis - RJ
2011 - Menção Especial Destaque por seu valor educativo no Festival Latinoamericano de Video Y Artes Visuales de Rosario, Argentina
2011 - Melhor Curta pelo voto popular no Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-metragens 2011
2010 - Melhor Animação pelo júri oficial no 17o Vitória Cine Vídeo
2010 - Prêmio Aquisição Porta Curtas Petrobras no 17o Vitória Cine Vídeo
2010 - Menção Honrosa oferecida pela Signis no 17o Vitória Cine Vídeo
2010 - Menção Honrosa no FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil)
2010 - Prêmio Good Citizenship Awards no ReAnimania, Festival de Curtas de Animação de Yerevan, Armênia
2010 - Melhor Curta de Animação Brasileiro pelo júri popular no Festival Anima Mundi SP
2010 - Prêmio Aquisição Canal Brasil de Melhor Curta de Animação Brasileiro pelo júri popular no Anima Mundi RJ
2010 - Segundo lugar na categoria Melhor Curta Brasileiro pelo júri popular no Festival Anima Mundi RJ
Prêmio Anima Mundi Itinerante (os melhores curtas de 2010 serão exibidos em diversas cidades brasileiras)
2010 - Prêmio de Melhor Animação Infantil pelo júri popular no Festival Locomotiva (Garibaldi, RS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário