terça-feira, 18 de dezembro de 2012

EXPOSIÇÃO RELEMBRA OS 10 ANOS DO GRUPO TARUÍRA

Uma década de música instrumental está sendo exibida nas paredes do Centro de Cultura Raul de Leoni. A exposição fotográfica do maestro Gilberto Bittencourt homenageia o grupo Taruíra, que comemorou 10 anos de trajetória na última sexta-feira, dia 14, com casa cheia na Cervejaria Bohemia.

As fotos resgatam alguns momentos na história recente do sexteto, como as apresentações no festival Solstício do Som, além das tradicionais rodas de chorinho do grupo na Praça da Mosela.O saxofonista e flautista Breno Morais, fundador do Taruíra, ganhou destaque na mostra. O maestro foi seu primeiro professor de flauta e teoria musical.

“Receber uma homenagem de quem tanto me ensinou e exigia de mim dedicação e seriedade no estudo da música me deixou muito feliz”, conta.Além de Morais, o Taruíra é formado por Carlos Watkins (sax tenor), Guto Menezes (caquinho e viola caipira), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Leandro Mattos (pandeiro) e Yuri Garrido (bateria).

A exposição começou no dia 1º de dezembro e recebe, em média, 250 visitantes por dia e vai até sexta-feira, dia 21, no Espaço Alternativo, no segundo andar do Centro de Cultura, com entrada gratuita.

Uma década de Taruíra

Formado em 2002 como um trio, o grupo Taruíra mescla tradição com modernidade, reunindo linguagens múltiplas - da música brasileira e latina ao jazz.O sexteto gravou seu primeiro CD em 2007. Naquele mesmo ano, iniciou as rodas de choro na Mosela, onde se apresentou por mais de três anos.Em 2011 o Taruíra lançou o DVD “Nas Nuvens”, uma realização da ParaRaio Filmes. O trabalho traz uma linguagem visual única, em uma combinação perfeita com a identidade do grupo.

Nestes anos de trajetória, o grupo se apresentou no Rio de Janeiro, em Juiz de Fora, Teresópolis, Nova Friburgo, Paty do Alferes e Belo Horizonte, e trabalha atualmente na gravação de seu segundo disco, que desta vez será composto apenas de canções autorais.


Serviço
Exposição Gilberto Bittencourt – Taruíra
Data: de 01/12 a 21/12 – todos os dias, de 9h às 22h
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni
Endereço: Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro
Entrada: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário