Com o tema “O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na formação do jovem imperador d. Pedro II”, a palestra é uma realização do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), que possui sede na Casa de Cláudio de Souza e do qual o diretor do Museu Imperial é associado titular.
A fala abordará a relação do imperador com o IHGB, instituição nascida em 1838 a partir da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência. Sua criação teve apoio do próprio d. Pedro II, que incentivou e financiou pesquisas, fez doações valiosas, cedeu uma sala no Paço Imperial para sede do Instituto em seus passos iniciais e presidiu mais de 500 sessões, recebendo o título de Protetor.
A palestra vai fechar a série de comemorações pelo aniversário de d. Pedro II. No dia 02 de dezembro, o Museu Imperial teve entrada franca e ofereceu dois concertos: um com o conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis e outro com o Coral Dó Ré Mi – Coro Modelo do Programa Canta Petrópolis, que lançou o seu clipe de Natal, filmado no Museu.
SERVIÇO
Palestra “O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na formação do jovem imperador d. Pedro II”
Palestrante: Maurício Vicente Ferreira Jr., diretor do Museu Imperial
Realização: Instituto Histórico de Petrópolis
Data: 10 de dezembro de 2012 – 18h30
Local: Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Entrada franca
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)


Nenhum comentário:
Postar um comentário