terça-feira, 18 de dezembro de 2012

2012: ANO DE OURO PARA A ADM-PETRÓPOLIS


ADM-Petrópolis tem a melhor temporada da sua história
  
Este realmente foi o ano que a ADM-Petrópolis, único clube de tênis de mesa que representa a cidade de Petrópolis em competições oficiais, conseguiu definitivamente colocar seu nome na história do esporte petropolitano, sem dúvida a melhor maneira para definir as conquistas da equipe nesta temporada 2012. Foi um ano praticamente perfeito para a equipe que iniciou seus trabalhos há mais de 15 anos no distrito de Pedro do Rio, um sonho criado pelo técnico Daniel Ramos, mas que agora definitivamente deixa de ser um trabalho distrital para tornar-se uma marca da cidade de Petrópolis, levando jovens talentos da cidade a brilhar em algumas das principais competições do país.

Através deste trabalho de formação de base que se tornou destaque no país, Petrópolis se tornou uma referência para jogadores de outras cidades que buscam aqui uma oportunidade para atingirem o alto nível e isso agregado a poucas contratações, mas bem planejadas, formaram este ano a melhor equipe de tênis de mesa na história da modalidade no município, levando a cidade ao posto de melhor time do Rio de Janeiro.

Clube formou super time para disputar o estadual e brasileiro

Logo no inicio do ano, a ADM anunciou a time que representaria a cidade nas competições oficiais da temporada e confirmou que Petrópolis teria simplesmente uma das melhores equipes de tênis de mesa da sua história. Tudo isso graças à contratação dos atletas Bruno Vital e Fernando Ribeiro, que jogavam pelo Vasco da Gama e vieram formar uma super equipe ao lado dos petropolitanos André Deister e André Marchiori. A contratação de Bruno era um sonho antigo do técnico Daniel Ramos, afinal em 2002 quando o treinador foi campeão brasileiro, a seleção do Rio de Janeiro foi formada na ocasião por Bruno Vital e Leandro Matsunaga, ídolo até hoje na cidade.

Exatamente 10 anos depois daquela conquista, Bruno chegou para representar a cidade e não decepcionou, teve individualmente uma temporada praticamente perfeita, conquistando 3 títulos nacionais, terminando como líder absoluto adulto e sênior do Rio de Janeiro, vice-líder no ranking nacional sênior e atingindo o Rating A do Brasil, a elite do tênis de mesa brasileiro. Mas não parou por ai, Bruno ao lado de Fernando Ribeiro conquistou os dois principais títulos por equipes do estado para Petrópolis, o campeonato estadual adulto e encerrou a temporada com o título da Copa de Clubes estadual.

ADM-Petrópolis conquista pela 1ª vez em sua história o título carioca por equipes

Um final de semana dos sonhos para a ADM-Petrópolis, é assim que pode ser definido o campeonato estadual por equipes realizado no dias 29 e 30 de setembro no SESC São João de Meriti, consagrando definitivamente os atletas Bruno Vital e Fernando Ribeiro que conquistaram o título inédito por equipes adulto para a ADM-Petrópolis.

Os bons resultados da ADM-Petrópolis começaram no sábado (29) com uma conquista inédita e muito importante, principalmente no que se refere a avaliação do trabalho desenvolvido na cidade, afinal de contas, Matheus Mendes e Daniel Santos, dois meninos talentos que ingressaram recentemente no tênis de mesa graças ao projeto para detecção de talentos desenvolvido nas escolas da cidade pelo técnico Daniel Ramos em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, conquistaram o vice-campeonato na categoria pré-mirim (sub-11) e mais do que colocar a cidade no topo do cenário estadual o resultado mostrou a seriedade deste trabalho social e o comprometimento da ADM com a evolução das suas jóias.

No domingo (30) outras três medalhas de bronze foram conquistadas pela ADM. Luan Mesquita e Phillipp Cunha no juvenil (sub-18), e, Pedro Silva e Leonardo Corrêa no juventude masculino (sub-21) chegaram as semi-finais e conquistaram a medalha de bronze, mesmo resultado alcançado por André Marchiori e André Deister no sênior masculino, outra conquista muito importante para a cidade, afinal o sênior é considerado uma das categorias mais equilibradas no Rio de Janeiro, reunindo diversos atletas consagrados no cenário nacional. Mas o domingo terminou marcando a conquista mais importante do tênis de mesa petropolitano em competições estaduais, com uma final digna da importância desta competição, onde a ADM-Petrópolis bateu o Fluminense por 3 a 2 num duelo eletrizante e numa exibição realmente espetacular de Fernando Ribeiro que venceu o quinto e ultimo jogo por 3 sets a 1, garantindo o título a favor da equipe petropolitana.

Enfim o título perseguido por tantos anos e que faltava para coroar o trabalho do técnico Daniel Ramos, veio do jeito que tinha que vir, com a cara da ADM, cheio de emoção e marcado pela superação.Com os resultados a ADM terminou a competição com um ouro, uma prata e três bronzes, cinco medalhas conquistadas em seis categorias disputadas.

ADM encerra a melhor temporada da sua história com título da Copa de Clubes e conquistando o 3º lugar no Troféu Eficiência do Rio de Janeiro


A melhor temporada da historia do tênis de mesa petropolitano não poderia ser encerrada de outra forma que não fosse com mais um título inédito para a ADM-Petrópolis e veio na Copa de Clubes, competição por equipes mais importante da FTMERJ (Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro). O final de semana que começou com a realização da Copa Rio e o campeonato individual da primeira divisão, já rendia a ADM a conquista de 8 medalhas, com destaque para vice-campeonato de Bruno Vital na primeira divisão. Os resultados já seriam ótimos para a ADM-Petrópolis, mas o domingo ainda reservou um lugar na história para os atletas Fernando Ribeiro e Bruno Vital que este ano já haviam conquistado o titulo estadual por equipes adulto, levantaram a taça também na Copa de Clubes, vencendo o Fluminense na grande final por 3 a 1.

Com os resultados alcançados pelos atletas da ADM este ano, o clube petropolitano terminou a temporada em terceiro lugar no Troféu Eficiência da FTMERJ, premiação recebida pelo técnico da equipe, Daniel Ramos.

“Encerramos com chave de ouro nossa participação nas competições oficiais deste ano e temos realmente muito que comemorar, afinal conseguimos simplesmente realizar a melhor temporada da nossa história, elevando o nome da cidade de Petrópolis não só a nível de estado do Rio de Janeiro, mas Brasil, principalmente através das nossas conquistas nas etapas da Copa Brasil (Santos-SP e Maringá-PR) e agora no campeonato brasileiro realizado em Piracicaba-SP, além de desenvolvermos em Petrópolis o maior Projeto de Detecção de Talentos a nível municipal do Brasil. Estamos felizes e muito orgulhosos pelo trabalho realizado e agora é descansar mas já pensando na realização da nossa pré-temporada no inicio do próximo ano, buscando melhorar ainda mais o nível técnico da nossa equipe para que possamos trazer mais conquistas para a cidade em 2013” disse Daniel.

ADM esteve entre os melhores clubes do país nas competições nacionais

A ADM-Petrópolis, clube que representa a cidade em competições oficiais, disputou este ano três competições válidas pelo calendário brasileiro, sendo duas etapas da Copa Brasil, Santos-SP e Maringá-PR, e, agora no final do ano o campeonato brasileiro realizado na cidade de Piracicaba, São Paulo.

Entre os dias 15 e 18 de março, na Copa Brasil realizada na cidade de Santos, São Paulo, Bruno Vital, melhor mesatenista do estado na atualidade, conquistou o título na categoria Sênior, vencendo na grande final o paulista Guilherme Spinelli em jogo sensacional, decidido apenas no quinto set, com placar de 14 a 12 a favor do jogador petropolitano que venceu o jogo pelo placar de 3 sets a 2.

O título serviu de estimulo para a equipe petropolitana que disputou entre os dias 2 e 5 de agosto, na cidade de Maringá, no Paraná, sua segunda Copa Brasil na temporada, e esta deixará grandes saudades para a ADM-Petrópolis. Já na sexta-feira (3) Bruno conquistou o título do Rating B masculino, uma das principais competições nacionais, vencendo na grande final com uma virada sensacional, por 3 sets a 2 e garantindo o título em uma das principais competições nacionais o atleta do Distrito Federal, Marlon Spíndola, mas não parou por ai as conquistas de Bruno. Após a conquista do título no rating e com vitórias maiúsculas sobre adversários de ponta do cenário nacional, Bruno fez valer novamente a condição de número 1 do Rio de Janeiro, partindo para a conquista da categoria sênior e de forma invicta conquistou seu segundo título na competição, em final realizada na manhã do domingo (05), desta vez tendo como adversário na grande final o paranaense Roberto Diquique.

Com os resultados Bruno chegou ao Rating A nacional, a elite do tênis de mesa brasileiro, sendo o único mesatenista no estado do Rio de Janeiro nesta categoria. Outro atleta que teve bom desempenho na competição foi Luan Mesquita (Liceu de Itaipava / SOS Socorro Itaipava). Luan que esta iniciando sua trajetória em competições nacionais conquistou vitórias importantes e conseguiu subir um rating após a competição. Ainda competiram pela ADM Caio Neves e Jessika Carmo.

Mas o grande momento da ADM-Petrópolis em competições nacionais ainda estava por vir, e veio justamente no campeonato brasileiro, realizado entre 30 de outubro e 4 de novembro, na cidade de Piracicaba, São Paulo, onde o time petropolitano classificou 3 atletas para a seleção do Rio de Janeiro.

Os atletas da ADM conquistaram 6 medalhas no campeonato brasileiro, com destaque para Fernando Ribeiro que conquistou o título na competição por seleções estaduais no absoluto B. Bruno Vital e Jessika Carmo conquistaram a medalha de bronze nas categorias absoluto A e mirim feminino respectivamente, sendo que esta foi a primeira medalha conquistada por Jessika em competições nacionais.

Nas competições individuais o grande destaque foi Bruno Vital, que conquistou a medalha de bronze no sênior e terminou o ano como vice-líder do ranking nacional. Fernando Ribeiro conquistou a medalha de bronze no absoluto B e encerrou sua participação neste brasileiro conquistando a medalha de prata em sua competição por Rating (nível técnico).Ao final a ADM conquistou 1 medalha de ouro, 1 de prata e 4 medalhas de bronze, sendo que pela primeira vez os atletas petropolitanos conquistaram medalhas em competições individuais.


Vale ainda destacar o resultado inédito do clube petropolitano no campeonato brasileiro de clubes na categoria Absoluto A, a elite do tênis de mesa brasileiro, onde sua equipe esteve a um set de chegar a semi-final e conquistar uma medalha inédita, mas acabou derrotado por 3 a 2, sendo 3 sets a 2 no quinto e decisivo jogo pelo Palestra Itália de São Paulo, terminando na quinta colocação, de qualquer forma a melhor colocação de um clube petropolitano na historia da competição.

Após 18 anos desenvolvendo o tênis de mesa no município de Petrópolis, a ADM-Petrópolis pode se orgulhar por finalmente ser reconhecida por seu trabalho formando jovens campeões

A ADM-Petrópolis (Associação Desportiva dos Mesatenistas de Petrópolis) recebeu na quarta-feira, 27 de junho de 2012, por Projeto de Iniciativa do Vereador Dr. João Tobias, o titulo de UTILIDADE PÚBLICA, de acordo com a Resolução nº 75 de 10 de maio de 2012. O Título vem reconhecer todo trabalho realizado nos últimos 18 anos pela entidade, que além de representar a cidade nas principais competições do país, coleciona títulos.

Este é sem dúvida o maior prêmio recebido pela ADM ao longo destes anos e serve para coroar o trabalho desenvolvido pela única equipe que representa a cidade de Petrópolis nas competições oficiais, e que, fez em 2012 sua melhor temporada.

O técnico da equipe, Daniel Ramos, lembra que os resultados são frutos de um projeto sólido e bem estruturado, que se faz possível graças ao apoio da Prefeitura de Petrópolis, através do Prefeito Paulo Mustrangi, possibilitando que a cidade tenha cada vez mais atletas ingressando na modalidade. Prova disso é o fato da ADM ter classificado nos últimos dois anos 4 atletas descobertos no projeto desenvolvido no município para a Detecção Nacional de Talentos, no Centro de Treinamento da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), em São Paulo.

Petrópolis possui o maior Projeto de Detecção de Talentos do Brasil

O investimento no esporte pode trazer muitos retornos ao município não apenas a nível esportivo, mas também em outras ares de suma importância para o desenvolvimento da saúde, educação e cidadania. Acreditando nisso a ADM-Petrópolis possui hoje o maior projeto para detecção de talentos do Brasil, que atinge em toda cidade mais de 1400 crianças com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade, sucesso obtido graças a parceria com a Prefeitura de Petrópolis.

Graças a este projeto independentemente de tornarem-se atletas ou não, estes jovens poderão desfrutar dos benefícios da pratica esportiva, auxiliar na inclusão social, educacional e ainda como forma de lazer, tendo a chance de praticarem uma modalidade olímpica sem nenhum custo.

O tênis de mesa tem como principais benefícios melhorar a circulação sanguínea, desenvolver a velocidade de raciocínio e a habilidade, melhorar a coordenação motora, os reflexos, a visão e exercitar a musculatura do glóbulo ocular, é ótimo para gastar calorias, ainda numa partida não existe choque físico, evitando traumas e brigas e é considerado um dos esportes que mais utiliza o cérebro.

Além de todos esses benefícios, os talentos serão assistidos durante o desenvolvimento da sua carreira, participando de intercâmbios nacionais e internacionais, além de competirem em algumas das principais competições em âmbito estadual, nacional e futuramente internacional. Por tudo isso esse projeto é pioneiro na cidade de Petrópolis, se tornando um dos mais importantes na história do esporte na cidade.

Petrópolis representa o Rio de Janeiro na segunda Detecção de Talentos do Tênis de Mesa brasileiro

Foi realizada no mês de julho, em São Paulo, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, a segunda Detecção de Talentos do Brasil e mais uma vez a ADM-Petrópolis orgulha nossa cidade sendo o único clube representante do estado do Rio de Janeiro no evento. Petrópolis foi representada por três novos talentos encontrados no projeto desenvolvido pelo técnico Daniel Ramos, que ainda é auxiliar técnico do Projeto Nacional, sendo este o segundo ano consecutivo que o clube petropolitano está inserido neste projeto da CBTM, coordenado pelo técnico Nelson Machado, visando descobrir talentos olímpicos. Na primeira edição a cidade esteve representada apenas pela atleta Jessika Carmo, mas este ano, comprovando o sucesso do trabalho desenvolvido na cidade, a ADM esteve presente com três novos talentos, sendo eles: Daniel Santos, Matheus Borsato e Matheus Mendes.

Os resultados alcançados pela equipe este ano só vem comprovar que cada vez mais o tênis de mesa esta se tornando um dos principais esportes petropolitano e um orgulho para a cidade que possui atualmente o maior Projeto de Detecção de Talentos a nível municipal do Brasil. São 1400 crianças praticando gratuitamente o tênis de mesa na cidade, onde passo a passo os talentos estão surgindo e melhorando o nível técnico da equipe.

Petrópolis recebeu o TOP 8 Estadual e ainda o Campeonato Estadual Estudantil de tênis de mesa

Petrópolis recebeu no dia 16 de setembro, no Ginásio do Esporte Clube Corrêas, duas importantes competições do cenário estadual que sacudiram o tênis de mesa petropolitano.

No mês em que a ADM-Petrópolis comemorou 14 anos de fundação, o técnico Daniel Ramos confirmou através de uma parceria com a FTMERJ (Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro), a realização inédita na cidade do Campeonato Estadual Estudantil, a fim de promover o tênis de mesa entre os estudantes do município. Um prêmio para a cidade que possui o maior Projeto de Detecção de Talentos a nível municipal do Brasil. A competição estudantil teve em disputada as categorias pré-mirim (sub-11), mirim (sub-13), infantil (sub-15) e juvenil (sub-18), sendo todas realizadas no masculino e feminino. Mas a cidade ainda foi premiada com a realização do Torneio TOP 8, onde oito dos melhores mesatenistas do estado estiveram se enfrentando e presenteando o publico petropolitano com o melhor que a modalidade possui atualmente no Rio de Janeiro. O grande destaque foi sem dúvida a partida final entre Alexandre Silva (Palestra Itália-SP) e Bruno Vital, um show para o publico.

O técnico Daniel Ramos lembra que desde 2002, quando o Esporte Clube Pedro do Rio sediou a Copa Rio, a cidade não recebia uma competição oficial da FTMERJ e esta foi uma oportunidade de ouro para os mesatenistas da cidade que puderam jogar e ver em ação os melhores atletas do estado.

ADM aposta na prevenção para desenvolver ainda melhor suas "jóias"

Na busca pela excelência e visando melhorar ainda mais o nível dos seus atletas, o técnico da ADM-Petrópolis, Daniel Ramos, vem se estruturando e buscando auxilio para desenvolver um trabalho especializado na prevenção de lesões dos seus principais atletas e ainda nos talentos encontrados no Projeto de Detecção de Talentos que estão ingressando nas turmas de treinamento da sua equipe, trabalho que esta sendo realizado pela fisioterapeuta Ana Paula Sá.

O trabalho desenvolvido por Ana Paula pretende não só deixar os mesatenistas da ADM-Petrópolis em melhor forma física, mas principalmente permitir que estes atletas possam treinar forte durante toda temporada, minimizando os riscos de lesões.

Segundo Paula, este trabalho tem como função, auxiliar os atletas e a comissão técnica durante a fase de preparação, realizando trabalhos de avaliação, correções posturais e ainda pelo conhecimento de anatomia, biomecânica, cinesioterapia e propriocepção, realizar trabalhos preventivos de reequilíbrio, alongamento e fortalecimento muscular, a fim de reduzir os riscos de lesões e dores durante o treinamento e as competições. Paula ainda ressalta que assisti os atletas no que for necessário durante os treinamentos e competições, auxiliando durante sua fase de aquecimento, terapias para relaxamento muscular, e se necessário, alguma técnica fisioterapêutica para dar início ao tratamento caso o atleta venha sentir alguma dor ou sofrer algum tipo de lesão.

Deputado Hugo Leal consegue estrutura de ponta para o tênis de mesa

Este foi realmente um ano espetacular para o tênis de mesa de Petrópolis e não só no que se refere a conquista de títulos, aliás a melhor temporada de todos os tempos para a cidade, mas além das conquistas na mesa, uma parceria entre o Deputado Federal Hugo Leal e a FTMERJ (Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro), através do seu Presidente Pablo Ribeiro, trouxeram uma estrutura realmente de ponta para Petrópolis, utilizada para realizar o primeiro campeonato estadual estudantil na cidade, mas principalmente visando o crescimento do projeto para os próximos anos, esta sim uma grande conquista para o tênis de mesa petropolitano, que agora dispõe de toda estrutura para realizar grandes eventos na cidade.

O Deputado Federal Hugo Leal vem se colocando sempre como um incentivador do esporte e o mais importante, conhece o trabalho do técnico Daniel Ramos e o projeto social desenvolvido em Petrópolis, que funciona graças ao apoio da prefeitura de Petrópolis e conquistou nos últimos dois anos destaque nacional. Por acreditar na seriedade do projeto, o Deputado abriu portas importantes para a FTMERJ conseguir parcerias que permitiram conseguir para Petrópolis uma das melhores estruturas do estado, já que o apoio do Deputado foi condicionado a implantação dessa estrutura na cidade de Petrópolis.

Ao todo a ADM-Petrópolis, há 12 anos o único clube que representa a cidade em competições oficiais, ganhou 10 mesas, redes, placares e 80 separadores utilizados para criar as áreas de jogo durante as competições, sendo que toda essa estrutura ainda será utilizada pela ADM em seus treinamentos.

Tênis de mesa: de Pedro do Rio para o Brasil

A história do tênis de mesa petropolitano e o Esporte Clube Pedro do Rio se confundem nas ultimas duas décadas por uma parceria de sucesso e muitas vitórias para a cidade de Petrópolis. O clube até então coadjuvante em competições esportivas municipais, vem ano a ano, através do trabalho desenvolvido pelo técnico Daniel Ramos, se tornando a casa do tênis de mesa petropolitano e agora através da parceria firmada com a ADM-Petrópolis, esta confirmando definitivamente a cidade como uma das principais potências no mesatenismo carioca e o primeiro ano de competições nesta nova fase já fizeram deste ano de 2012 a melhor temporada da sua história.

Identificado com o tênis de mesa, o distrito de Pedro do Rio se acostumou a ver seus jovens tornando-se talentos lapidados por Daniel, que não imaginou que seu sonho, um trabalho inicialmente criado para um pequeno grupo de jovens do distrito, poderia tomar a proporção que esta conseguindo este ano, atingindo não só a cidade de Petrópolis num todo, mas elevando o nome da cidade por todo país.Atualmente o time da cidade conta com atletas do Rio de Janeiro, Teresópolis e cidades de Minas, como Piraúba, Além Paraíba e Lima Duarte.

ADM-Petrópolis firmou parceria com o Colégio São José

O tênis de mesa petropolitano começou o ano a todo vapor e agitando os mesatenistas da cidade, já que a ADM-Petrópolis e o Colégio São José firmaram oficialmente uma parceria para desenvolver o tênis de mesa voltado para o alto rendimento. Com isso o trabalho desenvolvido pelo técnico Daniel Ramos leva toda sua força ao centro da cidade, já que anteriormente o projeto atingia principalmente as escolas dos distritos. Através desta parceria o Colégio São José montou um centro de treinamento específico para a modalidade, ficando a cargo da ADM-Petrópolis a responsabilidade de treinar e preparar os atletas para participarem das principais competições oficiais do estado já em 2013. O ponto alto desta parceria foi o fato da escola abrir o trabalho também para os jovens que não são estudantes da instituição, atingindo crianças a partir dos 8 anos de idade, dando oportunidade a toda comunidade petropolitana ter acesso a modalidade.

A expectativa é fazer o tênis de mesa dar um salto de qualidade em Petrópolis, pois a parceria uniu duas potências: o Colégio São José, que possuí uma das melhores estruturas físicas da cidade e ainda o trabalho desenvolvido pelo técnico campeão estadual e brasileiro, Daniel Ramos, reconhecido em todo Brasil e fazendo parte atualmente da comissão técnica da seleção brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário