terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SOLSTÍCIO DO SOM COMEÇA SUA 5° EDIÇÃO NESTA QUARTA


Festival chega à quinta edição com atrações até dia 21


O início do verão marca, também, o aquecimento da cena cultural petropolitana. A partir dessa quarta-feira, dia 12, o festival Solstício do Som, que está em sua quinta edição, volta a levar música às ruas. Realizado novamente na Praça da Liberdade, o evento traz ainda mais atrações. Serão, no total, 41 shows, do baião à eletrônica, durante os 10 dias de festival.

O destaque é para a música autoral. Entre as atrações está o novo rock da Maurício Lago e da Sob Efeito, o rap da Roda Cultural do CDC e da Gotam c.r.u., a brasilidade do bloco Finin d’Tu, do Trio Dubrá e do Jassambô, o jazz do Serra Velha Quarteto, o blues da Onibluesband e o forró da Tribo de Gonzaga.

A programação será encerrada com a tradicional jam session, na Praça da Inconfidência, no dia 21, que marca o solstício de verão, ou seja, o dia mais longo do ano.

O Solstício do Som é um evento independente que teve início em dezembro de 2010, buscando disseminar em Petrópolis uma ideia já adotada mundo afora: a ocupação de espaços públicos para atividades culturais acessíveis a todos. A inspiração veio da “Fête-de-la-musique”, evento que acontece em Paris em junho, verão no hemisfério norte.

Em sua terceira edição em Petrópolis, o Solstício já havia se tornado um festival. Na quinta, já conquistou o público e o próprio palco.“Quando surgiu a ideia de levarmos o evento para um local que quase nunca foi utilizado, na Praça da Liberdade, acabamos não só por revitalizar um espaço, mas descobrimos ali um grande potencial para shows do porte do Solstício. A alegria de promover esses eventos em espaço público é dar a oportunidade, sem restrições, para que qualquer um possa assistir, conhecer e interagir com os artistas, afim de promover a movimentação cultural da cidade. O local acabou sendo batizado de Palco Solstício pelas pessoas que frequentam os eventos que ali acontecem”, explica João Felipe Verleun, organizador do evento.

O festival é realizado pelo Grupo Solstício com o apoio da Experience Publicidade, Supremma Comunicação Visual, Portal Acontece em Petrópolis, Tribo de Gonzaga e Agridoce Bistrô.

Confira a programação completa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário