segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

FOI LANÇADA OFICIALMENTE EM PETRÓPOLIS A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Promover a continuidade das discussões acerca da importância da Educação Infantil. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação promoveu na sexta-feira, 14, o lançamento oficial da Proposta Pedagógica da Educação Infantil do município de Petrópolis. Cerca de 200 servidoras da rede municipal participaram do evento que contou com a participação da secretária de Educação, Claudia Quintanilha, e da subsecretária da Educação Infantil, Valéria Albuquerque.

“Lançamos essa proposta cientes das novas leis e diretrizes que foram formuladas pelo Ministério da Educação nos últimos anos. A própria presidente Dilma tem falado muito sobre os novos programas direcionados a esse público como o Brasil Carinhoso e PróInfância. São temas que estão sempre se atualizando porque a educação é uma rede viva que muda de acordo com as atualidades. Nossa preocupação sempre foi construir um trabalho pedagógico eficiente em espaços elaborados para o conforto das crianças, por isso o grande investimento em reformas e construção de novos centros de educação infantil nos últimos anos. Temos que ter sempre em mente o melhor ensino para as crianças e, sempre que necessário, os pontos apresentados pela propostas serão revistos, com a ideia principal da educação infantil que é brincar, cuidar e ensinar”, apontou a secretária de Educação.

O texto inicial da proposta afirma que o documento está alicerçado na consciência da constante necessidade de reflexão e autoavaliação que perpassa toda a estrutura educacional e, conscientes da importância do papel que a Educação Infantil, o que se desempenhar na construção da identidade pessoal e coletiva. O documento firma ainda que a intenção é que os centros de educação possam promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a cinco anos de idade, seguindo na busca do fortalecimento da identidade desse nível da educação básica no nosso município.

Para a subsecretária da Educação Infantil, Valéria Albuquerque, a reflexão mais importante é sobre o que a criança precisa verdadeiramente no ambiente escolar. “Discutimos dois anos sobre os fatos novos que podem e devem fazer parte da proposta pedagógica da educação infantil, como meio ambiente e transição para os primeiros anos do ensino fundamental. Diante das novas possibilidades, temos que nos atualizar e levar os novos conhecimentos para os espaços infantis. As escolas e os brinquedos não representam muito quando levamos em consideração tudo o que pode ser trabalhados nas salas de aula”, contou.

Todo o conteúdo da proposta foi amplamente discutido em os orientadores. “A ideia é dinamizar o conteúdo pedagógico que deve ser fortalecido no ambiente da educação infantil. Temos que aprender a pensar em estratégias que vão subsidiar o desenvolvimento integral das crianças, abrir o diálogo e trocar experiências”, afirmou Sandra Cristina Motta Bortolotti, orientadora pedagógica da subsecretaria de Educação Infantil.

O documento foi bem aceito pelas servidoras. “Essa proposta é importante porque norteia todos os trabalhos que devem ser propostos pelas professoras da educação infantil nesse período de formação tão importante para os menores”, disse a professora Eloísa Adriana.

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