terça-feira, 11 de dezembro de 2012

3° FESTIVAL DE CINEMA É LANÇADO NO TEATRO AFONSO ARINOS

Durante o evento, reunião definiu criação de Polo de Cinema da cidade

A noite desta segunda-feira, dia 10,  foi marcada pelo lançamento da terceira edição do Festival de Cinema de Petrópolis, no Centro de Cultura. Foram apresentados filmes de cineastas de Petrópolis, que fazem parte da mostra competitiva. Após a exibição, um debate sobre o mercado contou com a presença da plateia, composta por integrantes das produções e por agentes de cultura da cidade.

Além disso, foi realizada uma reunião para definir a criação do Polo de Cinema de Petrópolis (cujo nome ainda não foi definido). Foram exibidas as obras "A última morada de Stefan Zweig", de Leonardo Dourado; "O quê você quer ser quando crescer", de Hugo Theobald; "Uma cidade, uma vida", de Bruno Pavão; e "Trabalho de gente grande", de Elaine Vieira; “Eu Faço Parte”, de Lucas Gomes; e “Compondo Destinos”, de Rodolfo Cardoso.

A criação do polo tem o objetivo de incrementar a produção audiovisual na cidade, criar diretrizes de estímulo ao cinema local, fomentar a produção, promover cursos de qualificação, catalogar todos os atores da cadeia audiovisual local, criar ações para formação de plateia para o cinema nacional, dentre outros objetivos.

“Com isto, a associação se tornará o elo entre produtores, fornecedores e demais participantes com o mercado audiovisual, no tocante a formatação de projetos, captação de recursos, parcerias institucionais, relações com o poder público. A ideia é tornar a entidade uma mediadora junto aos órgãos do cinema no país para seus associados, além de ser parceiro do produtor local, estreitar laços com produtoras de cinema do estado do país”, afirmou o organizador do Festival de Cinema, Pery de Canti. Ele ressaltou, também, que a entidade irá estimular a vinda de produções audiovisuais para a cidade.

O Grupo de Trabalho do Polo de Cinema já está em atividade e volta a se reunir no dia 17 de dezembro – quando o Festival Nacional de Cinema de Petrópolis se encerra - para prosseguimento da formatação do Estatuto da Associação e nominação de sua diretoria.

Estiveram presentes Alexandre Pena, cineasta; Bruno Pavão, estudante e cineasta; Luana Mucci, Bárbara Cleffs, Hugo Frinzi, da Allen Motion; Suzete Diniz, diretora de marketing do Hipershopping ABC; Eliana Castilho e Alexandra Viard, ambas da Theobald Filmes; Lucas Gomes, da Weemix; Rodolfo Cardoso, da 3com Comunicação Empresarial; Márcio Nunes, do Acervo Cesar Nunes; Marco Aurêh, diretor do Centro Cultural Raul de Leoni; Luciane Fortunatto, do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB); Nelson Kuster, da Rede Petrópolis; Maria Bortolin, do Colégio Dom Pedro II - Curso EMI Comunicação Social; Teo Branco, empreendedor social; além de Pery de Canti, autor da criação do Pólo Audiovisual de Petrópolis, e conjuntamente com a produtora cultural, Inez Petri, coordenadores do Festival Nacional de Cinema de Petrópolis.

O evento do dia 17 de dezembro é aberto ao público e aos interessados em participar da associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário