terça-feira, 11 de dezembro de 2012

COLÉGIO REALIZA TORNEIO DE ROBÓTICA PARA MEDIR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM SALA DE AULA


Com a chegada da tecnologia, há pouco mais de 50 anos, máquinas, empresas e até mesmo escolas se desenvolveram rapidamente, adequando-se aos novos padrões da vida moderna. Atualmente, instituições de ensino contam com aulas de informática para ensinar os alunos como fazer uso do mundo virtual. O Colégio São José, por exemplo, tem a empresa Infotec como parceira que desenvolve a metodologia de ensino na área da informática, disponibilizando material didático e dando aulas que fazem parte do currículo escolar dos estudantes. O grande diferencial nesta área é a Robótica. A matéria fez tanto sucesso entre os alunos que, nesta segunda-feira, 10, começou o Torneio de Robótica, no qual grupos de dois a quatro componentes terão que desenvolver robôs que sejam capazes de completar os desafios propostos durante o campeonato.

Neste torneio, irão competir alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. “Eles começaram juntos a disciplina ‘Introdução à Robótica’, portanto, estão todos no mesmo nível de aprendizado”, afirma o Coordenador e professor de Informática do Colégio São José, Sérgio França. Ele explica, ainda, que cada robô criado precisa ser, obrigatoriamente, diferente do outro grupo e que cada turma terá uma equipe campeã. “Ao chegarem à fase final, haverá uma prova a ser cumprida e cada grupo terá três chances de realizá-la. Após terminarem, a melhor tentativa será aferida e registrada. Os grupos vencedores ganharão medalhas de 1º, 2º e 3º lugares”, conta ele.

No dia da grande final do Torneio de Robótica, 18 de dezembro, às 13 horas, haverá uma festa de encerramento, na sede do Colégio São José, com a entrega dos diplomas do primeiro módulo do curso de Introdução à Robótica. “Neste primeiro momento, os estudantes aprendem a colocar o robô para funcionar. Já para o ano que vem, os alunos formados nesta disciplina irão fazer parte do curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Robótica”, conta o professor.

O Colégio aderiu a matéria ao currículo escolar devido aos estímulos que a mesma traz ao aluno. “O trabalho em equipe, por exemplo, é um ponto muito explorado durante a aula, além disso, faz com que os estudantes exercitem a capacidade de solucionar problemas, a criatividade e a responsabilidade”, afirma Sérgio. Ao longo do curso, é possível aprender a trabalhar com motores e engrenagens e já na primeira aula o robô pode ser manipulado. Para o Coordenador de Informática, esta é uma ciência que utiliza um conjunto formado por "cérebros" eletrônicos e envolve Engenharia, Matemática e Geometria, além de estimular competências como Física, Design e Eletrônica. “É importante ressaltar que o robô não é, necessariamente, um dispositivo que obedece a ordens, como um carrinho de controle remoto. É um equipamento que precisa ser preparado para tomar decisões de acordo com situações vivenciadas por ele, tendo que lidar e interagir com o mundo real”, comenta ele.

Este tipo de ensino do Colégio São José é voltado para a participação em competições, como feiras de ciência e disputas regionais, para isso, é necessário um planejamento específico. “O conteúdo programático é dividido em: programação estruturada, linguagem de programação do robô, engenharia do robô, projetos de robôs, simulações de pista e treinamento para competições. Desta forma, os alunos ficam preparados para desenvolver outros tipos de robôs usados em situações mais simples”, explica.

Professor do Colégio há três anos, Sérgio diz que o ensino da Robótica nas escolas é fascinante e consegue prender a atenção do aluno por um longo período da aula. Segundo ele, isso acontece porque as crianças, hoje em dia, já nascem conectadas. Para o Coordenador, os alunos gostam de ser desafiados por uma situação desconhecida, mas que pode ser resolvida. “Quando percebem que tudo é muito acessível e até fácil pra eles, se empolgam. Devido ao conhecimento de aulas passadas, as coisas ficam simples e todos se sentem estimulados por perceberem que de fato são capazes”, conta Sérgio França.

Para 2013, o projeto será ampliado e as aulas de Robótica ainda farão parte do currículo opcional dos alunos do Colégio São José. As novas turmas de 6º ano e os estudantes que não aderiram à disciplina em 2012 terão a oportunidade de fazê-la a partir de fevereiro do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário