quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ÉPOCA DE TROCAR O MATERIAL ESCOLAR DAS CRIANÇAS E FAZER UMA BOA AÇÃO

Projeto Aquarela do Centro Educacional Terra Santa recebe doações de materiais novos ou usados

Para continuar auxiliando o aprendizado infantil, o projeto está recebendo doações de materiais usados ou novos. Essa é uma ótima oportunidade para quem está renovando o material didático dos filhos ou querem ajudar o “Projeto Aquarela”, que receberá novas turmas em 2013.

De acordo com Paulo Sixel, Coordenador do centro Educacional Terra Santa, a instituição aceita e agradece doações como lápis de cor, canetinha, cadernos, mesmo que já com parte das folhas usadas, folhas tamanho A4 limpas, cartolinas, apontadores usados, tesoura de ponta redondas, dentre outros.

O “Projeto Aquarela” surgiu há 11 anos no Centro Educacional Terra Santa com a meta de atender cerca de 90 crianças com idades entre 5 e 12 anos. O objetivo é através de um processo sócio-interacionista, oferecer uma melhor qualidade educacional e obter resultados mais positivos. O trabalho é realizado por meio de atividades recreativas e educativas, priorizando a formação humana, o respeito ao próximo, ao meio e a si mesmo.

De segunda à sexta-feira na parte da tarde, em horário complementar e com direito a duas refeições diárias, as crianças participam de oficinas de reforço escolar, educação ambiental, música, artes, teatro, informática, dança de rua, tai-chi-chuan, esportes e formação humana. Além das oficinas, o projeto oferece a oportunidade de momentos de diversão e recreação coletiva.

Funcionando desde 1918, com o intuito da caridade e o bem estar do próximo, a associação foi aos poucos determinando seu carisma em atender somente crianças e, sobretudo, optando pelos meninos, quando em 1969 passou a denominar-se Casa dos Meninos de Petrópolis. Atendendo em regime de internato, esse trabalho permaneceu até 1989, quando, para melhor se adequar às necessidades dos usuários, passou para o regime de semi-internato.

O nome Terra Santa é histórico em Petrópolis, principalmente porque até o início do século XX funcionou na cidade o Comissariado da Terra Santa. No dia 14 de abril de 1918, o grupo fundou a Associação Protetora do Recolhimento de Desvalidos de Petrópolis que, no mês seguinte, passaria a ter sua sede no antigo Comissariado da Terra Santa. A instituição contava com a contribuição da sociedade para a manutenção financeira e a dedicação das religiosas da Congregação de São José de Chambery no atendimento diário.

A associação foi aos poucos determinando seu carisma em atender somente crianças e, sobretudo, optando pelos meninos, quando em 1969 passou a denominar-se Casa dos Meninos de Petrópolis. Atendendo em regime de internato, esse trabalho permaneceu até 1989, quando, para melhor se adequar às necessidades dos usuários, passou para o regime de semi-internato.

A partir de 1998, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil passou a fazer parte, ainda que indiretamente, do trabalho desenvolvido pela instituição. Naquele ano, elegeu-se nova diretoria, tendo como presidente o Frei Johannes B. Bahlmann. Toda a equipe de coordenação foi renovada. As Irmãs Franciscanas de Siessen e frades estagiários (estudantes do Instituto Teológico Franciscano) começaram a trabalhar em busca de resgatar o carisma inicial de atender crianças e adolescentes desprovidos dos direitos básicos da vida.

No início de 2001 foi aprovada a mudança do nome de Casa dos Meninos de Petrópolis para Centro Educacional Terra Santa. Após um levantamento sobre a realidade socioeconômica, a instituição montou um novo plano de atuação, composto de dois projetos sociais: Aquarela (atendimento a crianças de 5 a 12 anos em horário complementar com atividades educativas) e o “Cultura pela Paz” (adolescentes na idade de 12 a 18 anos com oficinas educativas e profissionalizantes).

O Centro Educacional Terra Santa é composto por quatro pilares essenciais: comunidade de fé, a creche com 160 crianças e a escola com 430, e dois projetos complementares “Aquarela” e “Cultura pela Paz”, onde 90 crianças e adolescentes participam. O Centro se tornou um referencial de educação e evangelização.

Em 2005, o Centro Educacional Terra Santa começou a trabalhar com uma creche com capacidade de atendimento para 72 crianças, com faixa etária de oito meses a 5 anos. Esse serviço foi ofertado até dezembro de 2009, quando a Província Franciscana rompeu o contrato com a Secretaria Municipal de Educação.

Também em 2005, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil assumiu, financeiramente, o Projeto Cultura pela Paz, considerando o trabalho uma experiência até que todo o Centro Educacional Terra Santa fosse assumido. O período de transição terminou em dezembro de 2007. Em janeiro de 2008, o Terra Santa passou a integrar as obras que compõem o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) da Província Franciscana.

Substituindo Frei Ivo Muller, que passou a ser Guardião Superior do Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro, Frei Antônio Moser assumiu em fevereiro de 2010 a Presidência do Centro Educacional Terra Santa. Nomeado pela Província Franciscana da Imaculada Conceição. Frei Moser soma os trabalhos na Instituição com a Presidência da Editora Vozes e da Comissão de Ética da Universidade Católica de Petrópolis, além dos trabalhos na Paróquia de Santa Clara, aulas no Instituto Teológico Franciscano e palestras e seminários em diversas instituições no país.

 Quem quiser conhecer ou ajudar a instituição, o Centro Educacional Terra Santa fica localizado na Rua Rua Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaiso. E mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2242-0525 e 2246-1061.

SERVIÇO
“Projeto Aquarela”
Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1061/ (24) 2242-0525

Nenhum comentário:

Postar um comentário