terça-feira, 11 de dezembro de 2012

REGIÃO SERRANA VAI GANHAR SEU 1° JARDIM DOS SENTIDOS


Projeto quer aproximar crianças, idosos e deficientes físicos e visuais a natureza

Petrópolis ganha no dia 12 de dezembro o seu primeiro Jardim Sensorial e também o único da Região Serrana. Uma parceria entre a iniciativa privada e uma entidade filantrópica tirou do papel o projeto que pode ajudar muitos deficientes físicos e visuais, idosos, crianças e estudantes a ter novas experiências em contato com a natureza. O Jardim dos Sentidos, como está sendo chamado, foi construído na Fazenda do Projeto Água, em Secretário, em parceria com o Lions Club e a engenheira agrônoma, Carolina Rodrigues, também responsável técnica do novo programa. A inauguração está marcada para às 10h.

Em uma área de 400 metros quadrados, voltada totalmente para a inclusão social, foram construídas cinco etapas onde será possível sentir os diferentes tipos de solo; água; os mais diversos aromas das flores e plantas; a textura e diferentes cores das espécies e por último degustar os alimentos, também produzidos no pomar e na horta do Projeto Água.

“Diferente do que já acontece em alguns outros jardins sensoriais, neste aqui, os usuários poderão consumir os produtos colhidos na própria fazenda, e assim, incluímos o paladar, como o último sentido e o que faltava para o programa ficar completo. É uma forma diferente e muito eficaz de aproximação com a natureza”, explica Carolina Rodrigues.

Outro objetivo do Jardim dos Sentidos é ajudar crianças que tenham alguma dificuldade de aprendizado e estudantes universitários dos cursos de gestão ambiental, engenharia e outros ligados a agronomia a expandirem os horizontes educacionais com o trabalho de campo.

“É com muito orgulho que a ONG Projeto Água passa a oferecer a Petrópolis o primeiro Jardim Sensorial da cidade. Com este novo projeto, nosso objetivo é Educação Ambiental com inclusão social, possibilitando a todos os nossos visitantes o estímulo aos cinco sentidos como também o acesso a informações agrícolas", explicou uma das coordenadoras da ONG, Sylvia Firmeza.

O roteiro fará com que o estudante sinta nos pés os compostos de solo como areia, terra, argila e adubo. Depois será possível sentir a água e peixes em uma fonte e sentir nos pés a diferença entre um gramado seco, encharcado e drenado.

Em seguida, serão disponibilizadas mudas de diversas espécies para que o estudante diferencie os formatos e tamanhos, como as plantas de folhagem alta e arbustos. As sementes vêm em seguida para que o usuário experimente os diversos tamanhos, formas e cores, e aprenda a fazer plantio. No fim ainda é possível levar a semente semeada para casa.

No setor dos aromas serão oferecidos temperos e outras plantas capazes de conquistar qualquer um apenas com o cheiro, como alecrim, orégano, manjericão, salsinha e hortelã. As flores com cores fortes, como hibiscos, vêm logo após. Para fechar o roteiro um banquete com frutas, verduras e legumes para ativar o paladar.

O projeto do Jardim dos Sentidos recebeu a parceria da Carbografite, Agristar, Mudas Katsumoto, Astro Agrícola, Itaverde, Hobby Animal, VerdeJágua, Hibiscos.com, Árvores do Brasil e Trutas do Firmeza. Escolas, grupos de estudantes ou pessoas interessadas em conhecer o Jardim dos Sentidos e outros projetos da ONG Projeto Água podem agendar visitas pelo telefone (24) 2222-9900 no ramal 1197 ou pelo email projetoagua@projetoagua.com.br.

Mais sobre o Projeto Água - A ONG Projeto Água nasceu em 2004 como braço sustentável da Carbografite para desenvolver projetos junto à comunidade na prerrogativa de preservar a natureza e economizar e recuperar os recursos hídricos tão escassos.

A base da ONG fica em uma fazenda de 210 mil m² em Secretário. No local são desenvolvidas atividades educativas para provocar a mudança de hábito que é o melhor caminha para a manutenção da vida na terra.
No terreno 110 mil m2 são destinados exclusivamente ao reflorestamento, considerado um dos principais projetos da ONG. A Fazenda possui ainda, 32 nascentes de águas catalogadas; 4 lagos artificiais e 1 lago natural, área de lazer, uma horta orgânica e uma estufa; estando em fase de acabamento Centro de Estudos com biblioteca, sala de leitura e sala de apresentações; alojamentos; área de apoio; laboratórios – voltados para pesquisa e estudo na área ambiental..

Dois outros programas colocam a água como item central que buscam conscientizar crianças, jovens e adultos através de palestras, dinâmicas e discussões em grupo sobre a importância e necessidade de se preservar os recursos hídricos.

O mais recente, o projeto Horta Escola, mostra na teoria e na prática o plantio e consumo de produtos orgânicos e as características do alimento consumido em casa. Todo o processo de irrigação da Horta Escola é feito pelo método de gotejamento, fazendo com que 95% da água destinada seja reaproveitada.

SERVIÇO:
Inauguração Jardim dos Sentidos
Local: Fazenda Projeto Água
Estrada de Fagundes - Condomínio Anápolis
Data: Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Hora: 10h – Brunch e 11h – Inauguração

Nenhum comentário:

Postar um comentário