quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CURSO DE INOVAÇÃO REÚNE MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS EM PETRÓPOLIS

Empresários de diversas áreas participaram hoje da primeira etapa do curso do IEL/MEI Gestão da Inovação, realizado pela FIRJAN/CIRJ na sede da Representação Regional em Petrópolis. As aulas gratuitas reuniram 28 participantes de micro e pequenas empresas da região, além de representantes de organizações não governamentais, interessados em aprender mais sobre captação de recursos. O curso foi aberto pelo gerente da Representação Regional da FIRJAN, Ary Pinheiro, e ministrado pelo consultor Sérgio Dias.

Com duração total de 16h, o curso se divide em duas partes: a primeira, realizada nesta quarta-feira, teve como foco a parte conceitual da captação de recursos para viabilizar projetos. “É preciso desmistificar o tema para que as pessoas entendam que inovação não é exclusividade de grandes empresas. Ao contrário disso, é muito mais fácil inovar em micro e pequenas empresas, e ainda com pouco ou nenhum recurso. Para isso, é importante saber o caminho”, explica Sérgio Dias, formado em economia e especialista em programação de computadores.

Na segunda parte do curso, que acontece no dia 13, os participantes vão aprender boas práticas de inovação, traçando planos de negócios e imaginando a implantação destes. Para o participante, que também é consultor e Conselheiro Regional da FIRJAN, Jorge Mário, “são iniciativas que sempre excedem as nossas expectativas. Estou aqui para adquirir embasamento sobre como incentivar os clientes a investir em inovação”.

Inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, um processo ou um novo método de marketing, um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. A Gestão da Inovação é um processo estruturado e contínuo que possibilita que uma organização vislumbre novas formas de criar valor e de antever demandas e tendências sociais e tecnológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário