terça-feira, 11 de dezembro de 2012

PM OFERECE GRATIFICAÇÕES E AUMENTA EFETIVO NAS RUAS DA CIDADE

 O policiamento ostensivo em Petrópolis vai ser ampliado no início de 2013 com PMs lotados no 26o Batalhão de Policia Militar participando do Regime Adicional de Serviço (RAS). O programa, lançado pelo governo do estado em abril deste ano, permite que as forças policiais trabalhem em suas folgas sem comprometimento dos dias de serviço regulares. Hoje, o Batalhão que atende Petrópolis tem 430 homens, efetivo que foi reduzido em quase 200 policiais nos últimos 10 anos.

"Com a medida, o policiamento aumenta significativamente nas ruas e beneficia a cidade na temporada de Verão quando, tradicionalmente, Petrópolis cedia parte do efetivo para a Região dos Lagos", aponta o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) que esteve nesta segunda-feira, dia 10, com o comandante geral da PM, coronel Costa Filho, acompanhado pelo secretário estadual de Habitação, Rafael Picciani. "A PM, além de permanecer com toda a força policial no período, por meio do RAS, oferecerá as gratificações colocando mais homens nas ruas. Vai aumentar a segurança ostensiva e a PM terá ainda mais mobilidade para ampliar, por exemplo, a apreensão de drogas, número que já tem crescido, mas que pode ser ainda maior com mais policiais nas ruas", afirma.

O comandante da PM falou sobre o concurso público que será aberto em janeiro para adminitir mais sete mil policiais militares e que a Região Serrana é uma das prioridades para aumento do efetivo e expansão da RAS. A PM tem a previsão de chegar até o final de 2014 com 60 mil soldados. "A meta é aumentar o quantitativo ao mesmo tempo em que todos os batalhões trabalham em inteligência para que os efetivos sejam aproveitados da melhor maneira", afirmou Costa Filho, apontando que o sistema do RAS vai ser oferecido o mais breve aos PMs lotados em Petrópolis.

Hoje, o efetivo de 42 mil homens no Estado foi reforçado com o RAS que faz parte do programa Mais Polícia. Em outubro, 4.886 policiais participaram do RAS trabalhando em períodos de folga. "Só naquele mês foi um investimento de R$ 3,4 milhões do governo do Estado com essas gratificações. E todos ganham: os policiais e a população", pontua Bernardo Rossi. O deputado petropolitano faz ainda um paralelo entre o Disque-Denúncia (0300 253 11 77) e a produtividade da PM. "As denúncias batem a casa de mil casos por ano, boa parte deles de tráfico de drogas. A produção da PM aumentou em função das denúncias.

De janeiro a setembro deste ano foram feitas 158 apreensões. O canal de contato da população com a polícia e o maior efetivo nas ruas vai aumentar ainda mais essa produtividade", afirma Bernardo Rossi. A medida vai ao encontro da meta de Petrópolis ser principal aporte da rede hoteleira nos grandes eventos nacionais que a capital recepciona a partir do ano que vem: a Copa das Confederações da Fifa e a Jornada Mundial da Juventude Católica, ambas em 2013; a Copa do Mundo FIFA de 2014; e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2016.

"Com uma população de turistas que chega a 1,2 milhão por ano, Petrópolis tem de oferecer mais segurança para moradores e nossos visitantes", completa Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário