terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SIMULADO DA DEFESA CIVIL MOBILIZA COMUNIDADES DO 1° DISTRITO

Na manhã de ontem, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), realizou mais um Simulado de Mobilização Comunitária para Fortes Chuvas. Quinze torres com sirenes instaladas nas áreas de risco do 1º distrito foram acionadas remotamente pelo Centro de Comunicação da Defesa Civil e três foram ligadas manualmente.

De acordo com coordenador da Comdec, coronel Francisco de Paula, a participação dos moradores, dos agentes de saúde e dos líderes comunitários foi de suma importância e avaliado de forma positiva.“Tivemos uma grande adesão das comunidades. Isso mostra que o envolvimento da população tem aumentado, seja de forma direta ou indireta, tendo em vista que pedimos pelo menos duas pessoas de cada residência no simulado”, destacou o coordenador.

As sirenes foram acionadas pontualmente às 10h nas seguintes localidades: Morro da Oficina, Vila Felipe, Chácara Flora, Dom João Braga, 24 de Maio, Rua Nova, Independência, Taquara, Amazonas, Duques, Espírito Santo, Ceará, Rio de Janeiro, São Sebastião, Vital Brasil e Dr. Thouzet. Foram acionadas manualmente as sirenes dos bairros João Xavier, Siméria e Sargento Boening.

De Paula enfatizou ainda o objetivo destes treinamentos. “Estamos trabalhando intensamente para que os moradores destas áreas possam se familiarizar com o alarme sonoro emitido pelas torres e também atendam ao chamado feito pela liderança comunitária, agente de saúde e vizinhos, deslocando-se para os pontos de apoio definidos pelo governo municipal”, disse.

Além do envolvimento de todos os profissionais ligados à Defesa Civil, também participaram do simulado representantes da Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, e da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (ROER).

Para obter mais informações sobre o sistema, acesse o site www.defesacivil.rj.gov.br. A Prefeitura de Petrópolis também disponibiliza em seu site (www.petropolis.rj.gov.br) todos os pontos de apoio para onde os moradores devem se dirigir no caso das sirenes serem acionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário