quarta-feira, 8 de junho de 2011

1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SERÁ DIA 9 DE JUNHO

A Prefeitura de Petrópolis e a Secretaria de Educação, por meio da Subsecretaria de Educação Infantil, realizam o 1º Seminário de Educação Infantil que terá como tema “Paixão de Ensinar e Aprender”. O evento, voltado para coordenadores, orientadores e supervisores da rede municipal de ensino, será no dia 9 de junho, a partir das 8h na Escola Santo Antonio, no Vale do Cuiabá.

Às 9h haverá a palestra com a professora Madalena Freire que conduzirá a discussão sobre a concepção da Educação como prática de liberdade e a função do educador. Já na parte da tarde, às 14h, será iniciada a palestra “A gestão na escola” ministrada pela professoras Ana Genescá e Jayna Cosmo. O encerramento será às 16h com as professoras Maria Cecília e Madalena Freire.

A Escola Santo Antonio está localizada na Estrada Ministro Salgado Filho, 4.839, no Vale do Cuiabá, em Petrópolis-RJ.

As inscrições ainda podem ser feitas pelo telefone 2246-8685 ou pelo site seedinfantil@petropolis.rj.gov.br.

Educação Infantil é prioridadepara a Prefeitura de Petrópolis

O setor está passando por uma revolução com as iniciativas da nova administração municipal depois de anos sem aumentar o número de vagas. A Prefeitura de Petrópolis está investindo na ampliação da Educação Infantil em Petrópolis, que é prioridade, para passar de 6,5 mil crianças para 13 mil crianças atendidas nas creches até o fim de 2012. Já foram criadas cerca de mil novas vagas para educação infantil.

Mais um exemplo dessa revolução acontece nesse terça-feira, dia 7 de junho, quando será inaugurado, às 16h30, o Centro de Educação Infantil (CEI) Lulu Monteiro de Castro, no Vale do Carangola, após reformas e recebimento de novos materiais e equipamentos.

Assim como esse, a Secretaria de Educação está investindo R$ 15 milhões em reformas de 23 escolas e adquirindo seis prédios para a implantação de Centros de Educação Infantil (creches) em vários bairros, uma necessidade e reivindicação antiga da população.

Entre os CEIs já inaugurados estão Professora Graça Costa, em Pedro do Rio; Vila São José, na Comunidade São José, no Centro; e Carangola. Entre as localidades que vão receber CEIs estão Morin, Independência e Cascatinha.

As creches municipais estão sendo contempladas com a Bebeteca, que é uma biblioteca, composta por 200 livros direcionados às crianças, juntamente com material didático, brinquedos educativos, além de mobiliário. As bebetecas são voltadas para crianças de 0 a 3 anos e ao todo foram adquiridos 10 mil títulos.

Os investimentos continuam crescendo. Somente a partir de 2009, as creches passaram a integrar o Programa de Gestão Descentralizada de Recursos da Educação Municipal (PGDREM). A verba, que até 2008 somente era depositada na conta das escolas, passou a ser repassada para as creches para que a direção pudesse ter autonomia para adquirir os itens necessários à manutenção das estruturas físicas e ao desenvolvimento pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário