segunda-feira, 9 de maio de 2011

ELOS CLUBE DE PETRÓPOLIS PREMIA ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O secretário de Educação, William Campos, participou da abertura do Concurso Elos de Redação “Rachel de Queiroz” realizada na noite de sexta-feira, no Palácio de Cristal, pelos festejos de 40 ano do Elos Clube Petrópolis. O concurso, que contou com a participação de 57 escolas inscritas, premiou três alunos das escolas municipais pela redação e três na categoria acróstico.

Na ocasião, William Campos agradeceu Marly Baffa, presidente do Elos Clube Petrópolis, e aproveitou para anunciar a vinda do gramático, filólogo e membro da Academia Brasileira de Letras, Evanildo Bechara a Petrópolis.

“Eu quero aproveitar esse carinho do Elos Clube para convidar a todos a comparecerem no dia 25 de maio no Teatro D. Pedro porque nós teremos o grande Evanildo Bechara para a entrega da nova gramática aos professores do município e do minidicionário com reforma ortográfica a 27.980 alunos do 2º ao 6º ano da rede pública municipal de ensino. Esse é mais um presente do nosso prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, que já entregou as Bebetecas e Pretecas, que são bibliotecas para as criança das creches e do pré-escolar. Em outubro, a Educação e a cultura vão revitalizar o Festival Literário porque estamos tentando de uma maneira radical melhorar a Educação em Petrópolis”, declarou o secretário de Educação, William Campos, que essa semana aumentou em mais de 200% a verba repassada às escolas do PGDREM – Programa de Gestão Descentralizada de Recursos da Educação Municipal.

Ao lado, no momento do anúncio, estavam o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Charles Rossi, as autoridades elistas, a professora e escritora Maria Eli Queiroz, o vereador Baninho, que entregou uma moção congratulatória a presidente do Elos Clube, Marly Baffa, e o comandante do 32º BIMtz, tenente coronel, Fábio Pires.

Seis alunos são premiados

O concurso é voltado para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O objetivo é promover a literatura na escola, a escrita redacional, ampliar os horizontes do mundo escolar e conhecer obra e vida de Rachel de Queiroz.

No sábado, dia 7, dia da premiação dos alunos, a professora Bianca Della Nina palestrou sobre a linguagem dos livros O Quinze e João Miguel. “Não se pode negar a importância de Raquel de Queirós ao retratar as facetas desse país tão cheio de diferenças”, disse.

O maestro Rodrigo d’ Ávila apresentou alguns arranjos musicais com as Princesas de Petrópolis: I migliori anni de La nostra vita, É preciso saber viver, com mistura de Lenny Kravitz, Trenzinho Caipira – música de Villa-Lobos e letra de Ferreira Goulart, Viva La vida – Cold Play. As crianças da escola Criatividade se apresentaram com música e jogral e, ao final, também se apresentou a Academia Rotima de Ballet.

Os alunos premiados receberam certificado de participação, livro, e outro presente. “É muito bom ganhar esse prêmio, porque nem todos puderam estar aqui e eu consegui”, disse uma das alunas premiadas, Maria Isabel.

“Minha professora de português propôs a redação, mas eu achei que fosse um dever de casa comum. Eu não esperava ganhar”, disse Sarah, aluna vencedora.

“Desde os três anos de idade que eu levo a Sarah à biblioteca. Ela costumava ir na do Parque de Itaipava que é do município. Estou muito orgulhosa por ela ter ganhado”, mãe da aluna Sarah, Rosângela Fernandes Pereira.

Alunos Premiados

Categoria 1: Redação
1º lugar: Kerolayne Cristina Assunpção Vieira (12 anos) - Escola Municipalizada Santa Terezinha
2º lugar: Sarah Fernandes Pereira (12 anos) - Escola Municipal Augusto Pugnaloni
3º lugar: Dandara Souza Martins (15 anos) – Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória

Categoria 2: Acróstico
1° lugar: Maria Isabel Xavier Emmel (11 anos) - Escola Municipal João Kopke.
2º lugar: Thainá dos Reis Sylvestre (16 anos) - Escola São Geraldo.
3º lugar: Victor Hugo Paiva de Oliveira (11 anos) - Escola Paroquial Bom Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário