sábado, 28 de maio de 2011

SETRAC VAI REATIVAR CONSELHO MUNICIPAL DE ÁLCOOL E DROGAS A PARTIR DE JUNHO

A Prefeitura de Petrópolis e a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) reativarão, em junho, o Conselho Municipal de Álcool e Drogas (COMAD). A reinauguração deverá ser marcada por um show com bandas locais, na Praça Dom Pedro, no dia 26 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate às Drogas.

Segundo o secretário Luis Eduardo Peixoto, Petrópolis sediou o primeiro Conselho Municipal de Entorpecentes do país , em 1987, época em que poucas pessoas se arriscavam a debater o assunto.

“A nossa preocupação é fazer um trabalho de prevenção e para isso precisamos de um esforço conjunto da sociedade e do poder público. Não é hora de procurar culpados pela situação em que nos encontramos e sim de agir, acabando com a ociosidade dos jovens”, afirmou o secretário.
Para que o COMAD funcione de forma eficaz a Setrac vai oferecer para todos os assistentes sociais e psicólogos envolvidos o curso de “Conselheiro em Dependência Química”, todas as quintas-feiras, no final da tarde. O curso será ministrado pela psicóloga Leandra Iglesias, especialista em dependência química.

A psicóloga Leandra Iglesias e o secretário Luis Eduardo Peixoto têm experiência na área, pois trabalham na prevenção e tratamento do uso de drogas e álcool há quase 30 anos, através da Ong Comando da Paz.

De acordo com dados divulgados pela ong, 12,5% da população brasileira é dependente de álcool e, destes, 41,6% são homens e 58,4% são mulheres. Entre os jovens de 12 a 17 anos, o percentual é de 9,9% e na faixa etária entre 18 e 34 são 38,8%. Em relação ao consumo de drogas, a cocaína ainda é a mais consumida, onde 5,4% dos usuários são meninos e 1,2% são meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário