sábado, 21 de maio de 2011

PREFEITO SE REÚNE COM LÍDERES COMUNITÁRIOS

O prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, abriu essa semana a reunião da Educação com os líderes comunitários de Petrópolis. Presidentes de 62 Associações de Moradores do município estiveram presentes no Centro de Cultura Raul de Leoni conversar com o prefeito, fazer reivindicações e agradecer pelas ações realizadas nos bairros.

O líder do Executivo ressaltou a revolução que o município está fazendo na educação, com o aumento em mais de 200% esse ano, em relação a 2008, no repasse do PGDREM. Esse é o Programa de Gestão Descentralizada de Recursos da Educação Municipal utilizado em benefícios estruturais e pedagógicas das escolas e centros de educação infantil.

Foram investidos R$ 13 milhões na compra de material, equipamentos e mobiliário para a Educação Infantil e para as unidades de Ensino Fundamental.

Quinze milhões estão destinados para a reforma de 23 escolas e para a compra de seis prédios para a implantação de Centros de Educação Infantil (CEIs) nos bairros da cidade. A meta do governo é ampliar de 6,5 mil para 13 mil o número de crianças atendidas nas creches até o fim de 2012.

“Quem já foi nas nossas creches sabem que são de primeiro mundo e que é um trabalho de excelência. Estamos instalando laboratórios de informática, inclusive já inauguramos 82 dos 122 laboratórios do ProInfo. Estamos investindo na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no EJA que é para Jovens e Adultos e que vocês das comunidades serão peça fundamental para que a população que não tem estudo volte a sala de aula”, disse o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.

Entre as reivindicações feitas pelos líderes comunitários estão a implantação de abrigos de ônibus, limpeza e capina, horário de ônibus. Mas também foram feitos agradecimentos como sobre melhoria no serviço de iluminação pública e, principalmente, referentes às obras que estão em andamento ou já foram finalizadas. São mais de cem intervenções que a Secretaria de Obras está realizando, como no Vale do Carangola, Castelânea, Bairro Esperança, Mosela, Bingen, Posse e Itaipava.

O prefeito anunciou ainda um canal direto que os líderes comunitários terão com o governo no próprio gabinete. Essa medida agradou aos participantes que poderão levar idéias e reivindicações com mais facilidade ao gabinete do prefeito.

Educação conta com apoio deAssociações de Moradores

Em seguida, o secretário de Educação, William Campos, deu início à reunião referente ao setor e recebeu apoio das Associações de Moradores para que o município consiga elevar o número de estudantes nos programas de alfabetização de adultos, de conclusão de ensino fundamental e também ensino médio e para a fiscalização das obras que estão sendo realizadas nas escolas do município. As associações que tiverem interesse poderão abrir pontos de inscrição na própria sede para facilitar as matrículas.

O secretário anunciou que estão abertas as matrículas para o Brasil Alfabetizando Petrópolis voltado para adultos que não sabem ler e escrever ou que querem aperfeiçoar. Assim como para EJA, que é o Ensino de Jovens e Adultos realizados nas escolas na parte da noite.

Outro projeto o ProJovem, que é um programa para pessoas com idade entre 18 e 29 anos alfabetizadas e que não concluíram o ensino fundamental. Oferece cursos de qualificação profissional nas áreas de vestuário, turismo e hospitalidade e telemática com uma bolsa auxílio de R$ 100 e vale transporte. O objetivo do projeto é de elevar o grau de escolaridade visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional.

Além da educação para jovens e adultos, a Secretaria de Educação também está investindo na ampliação de vagas em creches, priorizando a educação infantil.

“Vocês acham que matrícula é favor pedindo para um e para outro, mas é obrigação, por isso estamos aumentando o número de vagas nas escolas e creches e não vamos deixar os adultos de fora. Precisamos contar com o trabalho de vocês para verificar o trabalho nas escolas. Vocês são da comunidade e sabem do que ela precisa. Precisamos achar casas que possam abrigar nossas creches porque se hoje temos o Liceu, vamos ter o Liceuzinho e assim vamos fazer com outras escolas”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário