sábado, 14 de maio de 2011

PETRÓPOLIS NA MIRA DOS INCENTIVOS ESPORTIVOS

Durante a entrevista concedida a Wagner Silva, no programa Cidade Transparência, na Adonai TV, na última terça-feira, 10/05, o Secretário de Esportes e Lazer, Carlos Alberto Lancetta fez uma longa explanação sobre todos os projetos em andamento, Copa, Olimpíada, PEC e a respeito dos projetos futuros.

Com o anúncio de que o Brasil será sede da Copa de 2014, e da Olimpíada de 2016, Petrópolis se colocou numa posição privilegiada na busca por se tornar um pólo para atender a estas duas competições, por conta de sua posição geográfica, ficando há menos de uma hora do principal aeroporto da capital do estado, estar a mais de 700 metros de altitude, clima tropical de altitude, tranqüilidade e segurança.

O secretário afirmou que contatos estão adiantados com a equipe Alemã, que pode vir se aclimatar na cidade, contou que o Centro de Treinamento da Seleção de Ginástica Olímpica está de malas prontas para Petrópolis e que Itaipava receberá um Centro Olímpico e um Pára Olímpico, para que possam investir na busca por novos talentos.

Para Carlos Alberto Lancetta, o desporto é a válvula de maior transformação nas vidas das pessoas porque muitas vezes são necessários poucos investimentos, como os campos de várzea, para que despontem expoentes de nível internacional.

PEC

Algumas perguntas sobre o PEC foram feitas e o Secretário explicou que as portas para a equipe do PEC e sua diretoria continuam abertas para negociações e que sabe da importância desta equipe. Wagner Silva se colocou à disposição para estar somando com os contatos futuros com o PEC, por entender que serão importantes para a equipe e para o município.

Lancetta contou que quando chegou a Petrópolis, fez um contato com o PEC e apresentou uma proposta de trabalho da secretaria, com relação também a um trabalho com categorias de base. “Acho que foi por isso que eles ficaram desconfiados de nós e não voltaram a falar conosco, mas quero voltar a conversar com eles para que as dúvidas sejam sanadas e que possamos desenvolver um trabalho juntos porque o PEC é, para mim, uma das equipes que melhor representa a cidade no cenário esportivo nacional. Sinto muito quando as idéias se dividem porque a divisão é danosa par todos. Precisamos nos manter unidos para que possamos ter um esporte ainda mais forte”.

Outra equipe que mereceu destaque pelo Secretário foi a Imperial, que é ligada à Liga Petropolitana de Desportos, que atualmente é líder do campeonato estadual.

Copa de 2014

Petrópolis está montando um Centro de Treinamento de acordo com as exigências das equipes e da organização desta competição e já fez contatos com Benckenbauer, ídolo alemão que virá à cidade para conhecer estas instalações e dizer se a equipe Alemã pode se instalar aqui ou não.

Serrano

Por conta as obras do Maracanã, cadeiras, refletores e pisos emborrachados estão sendo direcionados para Petrópolis e serão instalados no estádio do Serrano, a pedido de Charles Rossi, que interinamente representava a secretaria na época. “Tenho mantido um diálogo com os demais clubes da cidade e alguns projetos já estão em andamento. A prefeitura tem idéia de reativar algumas competições comunitárias e de esportes para especiais, por entender que de um simples campo de várzea já surgiram muitos expoentes do esporte”.

Lancetta explicou ainda que uma coordenação está sob a guarda de Flávio Fiúza, mas que ninguém deve se sentir desprestigiado por todos estarem usando a camisa do Serrano, porque este não é um clube sozinho é parte de um grande projeto.

Ginástica Olímpica

O núcleo de Ginástica Olímpica chega a Petrópolis e se instala no Quitandinha, onde funcionou uma empresa do setor gráfico. De acordo com o Secretário, a estrutura, que é o mais demorado já está de pé e poucos ajustes serão feitos para abrigar os atletas. “Equipamentos da ordem de 200 mil euros, ou seja, R$ 600 mil reais, serão instalados no local para dar o suporte técnico que a equipe necessita para seus treinamentos diários”, disse Lancetta acrescentando que uma parte do prédio será utilizado para o treinamento de alunos da rede pública e particular, na busca por novos talentos.

Projetos

Alguns dos projetos que estão em andamento são a equipe Pé de Vento - coordenada por Henrique Vianna; Petro Sport, coordenado por Palito; Petropolitano Sport Club, coordenado por Berg; o Tênis de Mesa, de Pedro do Rio; o Hóquei sobre patins, de Corrêas.

“Numa visita que fiz a uma comunidade, prometi que buscaríamos esforços para levar até eles os projetos porque todas as comunidades merecem, mas os recursos que estão vindo por conta das competições esportivas também vão contemplar a terceira idade e os especiais”, disse o Secretário acrescentando que dentro de um curto espaço de tempo os projetos ganharão patrocinadores porque a secretaria conta com um especialista em marketing e na captação deste tipo de recursos.

As universidades Estácio de Sá, Católica de Petrópolis e Faculdade de Medicina estão atuando com a Secretaria na utilização dos espaços públicos e o secretário acredita que o mercado para estes setores vai se abrir de forma significativa.

Sobre a atleta campeã mundial de Bolão, – esporte alemão – Patrícia Bade, o Secretário se comprometeu em visitá-la para poder tomar conhecimento de suas necessidades e de que forma pode contribuir.

Conselho do Esporte
Acontece, dia 12/05, mais uma reunião de trabalho do Conselho Municipal do Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário