segunda-feira, 23 de maio de 2011

15ª EDIÇÃO DO CÂMARA MIRIM ACONTECE ESTA SEMANA

Paulo Igor incentiva projeto que desenvolve consciência política entre alunos

Estudantes participam esta semana da 15ª edição do projeto Câmara Mirim, que tem por objetivo despertar nos estudantes a consciência política e possibilita que alunos conheçam e vivenciem a rotina de um integrante do Poder Legislativo. Ao todo, 20 alunos com idade entre nove e 14 anos participam do projeto, que acontece nos dias 26 e 27 deste mês. Dentre os selecionados, 15 serão diplomados como vereadores mirins e cinco como suplentes. “Mais do que abrir espaço para que alunos apresentem suas idéias, a intenção deste projeto é formar cidadãos mais conscientes, desenvolver nesses estudantes o interesse pela política e fazer com que eles entendam qual é o papel de um vereador. Durante os dois dias que eles passam aqui na Câmara, eles recebem informações sobre o funcionamento do poder legislativo e com isso desenvolvem uma leitura própria sobre a política”, explica o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor.

Ao todo 44 alunos de 22 escolas da rede pública enviaram redações com propostas de possíveis projetos de lei, 20 foram selecionados. Uma característica do grupo, chamou a atenção da coordenadora do Projeto Raquel Vieira, que há três anos está à frente do Câmara Mirim: a maioria absoluta de meninas participando do projeto. “O interesse maior das meninas em participar é cada vez mais evidente. Na edição anterior, metade dos vereadores mirins eram meninos e outra metade, meninas. Agora tivemos uma surpresa depois de formado o grupo ao percebemos que entre os selecionados existe apenas um menino. Isso é um indicativo que em alguns anos o perfil da Câmara de Vereadores também pode mudar. Poderemos ter uma participação maior das mulheres”, comenta a coordenadora do projeto e psicóloga, Raquel Vieira.

Raquel explica que a escolha dos vereadores mirins é feita com base em redações sobre possíveis projetos que eles apresentam nas escolas. “Em fevereiro começamos a visitar as escolas, apresentando este projeto aos alunos e incentivando a participação deles. Nosso principal critério para a escolha é a criatividade nas redações. Eles apresentam suas idéias e propões a criação de projetos de lei. A comissão geralmente escolhe aqueles que se destacam pela originalidade, por trazerem idéias boas e propostas novas”, explica.

Durante dois dias os alunos conhecem a rotina de funcionamento da Câmara. De acordo com o cronograma do evento, no dia 26 o grupo participa de uma palestra e recebe cartilha com informações sobre as funções do vereador e o papel do poder legislativo na cidade. Ainda no primeiro dia, os estudantes fazem uma visita ao Palácio Amarelo e conversam com vereadores. À tarde, os vereadores mirins fazem o primeiro debate de idéias em plenário.

No segundo dia, os vereadores mirins visitam a Prefeitura e são recebidos pelo chefe do executivo. À tarde, eles participam de uma sessão plenária, em que elegem a mesa diretora. Após a fala do presidente mirim eleito. Os demais vereadores mirins apresentam seus projetos de Lei e fazem a votação das matérias. “Eles vivenciam todas as etapas do trabalho de um vereador”, complementa Raquel.

O encerramento é feito com homenagens na presença de pais, diretores e professores dos alunos. “Percebemos que essas crianças saem daqui com uma visão diferente sobre a política, porque elas conhecem melhor o papel dos vereadores”, pontua Paulo Igor

A coordenadora do projeto conta que percebendo o interesse dos alunos pelo assunto uma mudança foi feita no projeto para o acompanhamento desses alunos por seis meses. “Percebemos que depois de serem vereadores mirins estes alunos anseiam por mais informações. Por isso, a partir desta edição, decidimos por acompanhar o grupo, organizando reuniões mensais. Desta forma podermos possibilitar que eles absorvam melhor todo o aprendizado e desenvolvam suas habilidades e sua consciência política”, finaliza

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