quarta-feira, 18 de maio de 2011

TRONO DE FÁTIMA É PRESERVADO PARA GERAÇÕES FUTURAS

A iniciativa pode atrair incentivos fiscais para a manutenção e restauração do local

Nesta segunda-feira (16), teve início o processo de tombamento do Trono de Fátima. De propriedade da Congregação Mariana, o trono, um dos mais bonitos atrativos turísticos da cidade, teve seu projeto arquitetônico elaborado por Heitor da Silva Costa, sendo a pintura da capela de autoria de Carlos Oswald, ambos também responsáveis pelo desenho do Cristo Redentor, uma das sete novas maravilhas do mundo.

A Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico – AMA – sugeriu a preservação do local, no mês passado, durante reunião do Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico. A entidade também foi responsável pela pesquisa sobre a Casa do Colono para seu posterior tombamento que será decretado no Diário Oficial. Esse é o 11º a ser realizado pelo Governo Paulo Mustrangi.

“É um monumento histórico de Petrópolis. A base da cultura brasileira está inserida na religião católica e o Trono de Fátima é um dado histórico devido aos artistas consagrados que elaboraram o projeto”, justificou Myriam Born, presidente da AMA – Centro Histórico.

De acordo com o inventário apresentado durante a reunião, pôde ser constatado que o local sofreu algumas modificações desde sua criação, como mudança da cor original e interferências no jardim. Uma vez tombado, o governo municipal pode conseguir linhas de crédito tanto de órgãos estatais quanto de iniciativas privadas para sua manutenção e restauração.

“Uma cidade que está entre os 65 principais indutores de turismo do país tem a obrigação de manter e preservar bens desse tipo para atrair turistas. O tombamento do Trono de Fátima vai gerar emprego e renda no setor turístico petropolitano”, explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo e presidente do conselho, Agnaldo Goivinho.

Após publicação em decreto, o local, incluindo a Via Crucis, será considerado tombado. Um presente e tanto no mês em que se comemora o Dia de Nossa Senhora de Fátima.

Mais sobre o Trono de Fátima

Idealizado pelo Frei João José – mentor do movimento Mariano em Petrópolis – o Trono de Fátima foi inaugurado em 1947. A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi esculpida em Pietrasanta, na Itália, pelo escultor Enrico Arrighini.

A forma da rotunda é em estilo clássico, inspirado no Panteon de Agripa, em Roma. Sob o monumento, uma cripta de 10 metros de diâmetro abriga a capela onde ocorrem missas no dia 13 de cada mês em homenagem à Santa.

O Trono de Fátima também reserva um espaço para aqueles que buscam a cura e a solução de problemas e está aberto diariamente das 8h às 18h e fica na Rua Bispo Dom José, s/nº - acesso pela Rua Monsenhor Barcelar, Valparaíso.

Segue lista dos bens com previsão de tombamento para esta semana:

Casa do Colono; Antigo Cinema Petrópolis; Antigo Cine-teatro Capitólio; Teatro Santa Cecília; Teatro Mariano; Cinema Miragem; Parque Cremerie; Belvedere; Ponte da Grota Funda (antiga Serra da Estrela); Hotel Majestoso (próximo ao Cremerie).

Crédito fotos da reunião: Alexandre Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário