sábado, 21 de maio de 2011

PETROPOLITANOS E TURISTAS JÁ ESTÃO ADERINDO À CAMPANHA "SOS BR-040"

Bernardo Rossi e Andrea Gouvêa Vieira lançam abaixo-assinado pedindo obras

Obras imediatas e pedágio mais barato. Petropolitanos e turistas já começaram a aderir à campanha "SOS BR-040" para obrigar que a Concer, concessionária que administra a Rio-Petrópolis-Juiz de Fora, melhore as condições da estrada e cobre pedágio mais justo. A campanha, uma iniciativa do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) e da vereadora carioca Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), foi lançada no início da tarde desta sexta-feira (20/05), em frente ao Parque de Exposições, em Itaipava.

O lançamento da campanha mostrou que o movimento está acima de questões políticas e partidárias. Além de ter mobilizado cidadãos comuns e entidades representativas de segmentos econômicos contou com a adesão do também deputado estadual Marcus Vinícius Neskau (PTB) e do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB). Também estiveram presentes os vereadores Samir Yarak (PSC), Márcio Arruda (PMDB), Thiago Damaceno (PV), Baninho (PSB) e Gil Magno (PSB). Se associaram à campanha ainda o Sindicato do Comércio Varejista, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Associação de Empresários e Amigos da Rua Teresa e Câmara de Dirigentes Lojistas.

- O que desejamos é justamente isso. Que a cada dia mais entidades façam parte deste coro que pede o que é direito: obras efetivas, manutenção da estrada, segurança e conforto dos usuários", conclamou o deputado estadual, Bernardo Rossi. O parlamentar, que teve aprovada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) pedido de instalação de uma comissão especial para rever o contrato da concessionária que administra a via, está preocupado, além do impacto econômico direto que a estrada vem trazendo, com o recuo de novos investimentos. "Petrópols pode ser preterida em grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas em função de uma estrada ruim, sem segurança", completa.

Os impactos no comércio, indústria e prestação de serviços de Petrópolis já são frequentes. "A cada momento em que a Serra é fechada por conta de acidentes, além das vítimas, a perda repflete diretamente na vida econômica da cidade", pondera Marcus Vinícus Neskau. Para Bernardo Rossi, a mobilização no lançamento da campanha, dá o tom de que o empresariado está sendo afetado duramente. "A adesão de entidades empresariais mostra o quanto estamos desassistidos na principal via de acesso à cidade e como é necessário mudar essa realidade e com urgência".

A vereadora Andrea Gouvêa Vieira acrescenta a falta total de comunicação da administração da estrada com seus usuários. "Em casos de acidentes graves, quem está subindo ou descendo a Serra não é avisado, não tem como optar em não usar a via e fica preso em engarramentos e correndo riscos.

Já o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor, se preocupa com a segurança O posto da Polícia Rodoviária Federal, no Belvedere, foi desativado e hoje são 18 quilômetros sem qualquer policiamento. Na descida, a situação é a mesma ao longo de mais 20 quilômetros. "Na terça-feira estaremos com o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Vidal, cobrando uma solução já e que seja efetiva", anuncia.

Além da Comissão Especial instalada na Alerj para rever o contrato da Concer, está em curso na Justiça uma ação proposta pela Câmara de Vereadores pedindo obras imediatas. A Justiça concordou com o pleito, mas a concessionária recorreu obtendo uma liminar suspendendo a obrigatoriedade do início das obras. Novo recurso foi impetrado pelo legislativo petropolitano e corre agora em segunda instância.

Postos de coletas de assinaturas em toda a cidade e abaixo-assinado virtual

Pontos de coleta de assinaturas estão funcionando na Baixada, subida da Serra, entradas de Petrópolis, Corrêas e Itaipava. Usuários da estrada também podem optar em aderir à campanha virtualmente assinando a petição eletrônica no endereço http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=sosbr040. O documento é legalmente válido. Só neste primeiro dia, o abaixo-assinado virtual já contabilizou 200 nomes. Mais de 500 petropolitanos e turistas também aderiram nos pontos de coleta de assinaturas.

Pistas esburacadas, falta de sinalização, iluminação, falta de fiscalização do peso e velocidade dos veículos e inexistência de comunicação com os usuários. Ano passado, considerando apenas os caminhões, foram 205 acidentes. Por causa deles, as pistas de subida e descida da serra são constantemente fechadas por horas. Não existem call boxes e as equipes de socorro são reduzidas.

- Hoje, pagamos uma das tarifas de pedágio, a R$ 7,70, mais altas do país sem ter a contrapartida de um serviço de qualidade", destaca Bernardo Rossi. Para a vereadora Andrea Gouvêa Vieira a mobilização vai beneficiar a própria Concer. "Se a concessionária interagir com seu público, com a sociedade, podemos ajudar na melhoria da estrada e que ela não cometa erros como uma obra na entrada da cidade que interrompeu a via e prejudicou diretamente o comércio às vésperas do Natal, época de grande novimento para os pólos comerciais da cidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário