quarta-feira, 18 de maio de 2011

ABAIXO-ASSINADO PEDINDO OBRAS NA BR-040 SERÁ LANÇADO NESTA SEXTA, A PARTIR DAS 14H30, EM FRENTE AO PARQUE DE EXPOSIÇÕES, EM ITAIPAVA

Pontos de coleta de assinaturas vão ser colocados na Baixada, subida


da Serra, entradas de Petrópolis, Corrêas e Itaipava na campanha "SOS BR-040!" que exige melhorias imediatas na estrada administrada pela Concer. O lançamento da campanha, uma ação que tem a iniciativa do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), da vereadora carioca Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) e conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Petrópolis, acontece nesta sexta-feira (20.05) a partir das 14h30, no Parque de Exposições, em Itaipava.

Pistas esburacadas, falta de sinalização, iluminação, falta de fiscalização do peso e velocidade dos veículos e inexistência de comunicação com os usuários. Essa é a situação hoje vivida pelos usuários da estrada. Ano passado, considerando apenas os caminhões, foram 205 acidentes. Por causa deles, as pistas de subida e descida da serra são constantemente fechadas por horas. Não existem call boxes e as equipes de socorro são reduzidas. O abaixo-assinado pede melhorias imediatas. "Queremos que a Concer cumpra o seu contrato de administradora da via e faça obras já", afirma Bernardo Rossi, que também se preocupa com o projeto de duplicação da pista de subida da serra apresentado pela Concer, Se  sair do papel, porque é um projeto questionável, a duplicação fica pronta daqui a dois anos. Até lá queremos conforto . Os R$ 7,70 que pagamos pelo uso da estrada é absurdo", frisa Bernardo Rossi.

Os vereadores Paulo Igor (PMDB), presidente da Câmara, e Wagner da Silva (PPS) apoiam a campanha e vão estar presentes no lançamento.

Está em curso na justiça uma ação movida pela Câmara contra a Concer.

A reivindicação de melhorias foi acolhida pela justiça que chegou a dar prazo de 30 dias para que a concessionária iniciasse as obras. A empresa recorreu da decisão judicial e obteve liminar neste sentido.

A BR-40 é a principal via de acesso aos mais de 300 mil turistas que chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e chegada de mercadorias para as 277 indústrias da cidade,assim como influencia diretamente os mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços existentes no município, os mais de 80 hotéis e pousadas e ainda os milhares de petropolitanos que se deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região Metropolitana.

A preocupação dos parlamentares, além dos negócios em curso entre Petrópolis, Rio e a Região Metropolitana do Rio, está relacionada a eventos como a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Petrópolis já foi confirmada como uma das cidades que vai abrigar parte das mais de 200 delegações que disputam as Olimpíadas.

A vereadora Andrea Gouvêa Vieira em uma viagem recente para Petrópolis levou cinco horas de viagem a partir do Rio. "Um acidente fechou a estrada e não tínhamos qualquer tipo de aviso ou sinalização das condições da BR-040. Não há pontos de escapes na subida nem como usuários de comunicarem com a Concer porque não existem telefones de emergência. Em alguns pontos da estrada nem mesmo os celulares funcionam", protesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário