quarta-feira, 18 de maio de 2011

MUSEU IMPERIAL INAUGURA BIBLIOTECA INFANTIL

O Museu Imperial inaugurou, no dia 18 de maio, a biblioteca infantil Rocambole. A atividade – integrante da 9ª Semana Nacional de Museus – teve entre as atrações uma “contação de história” a partir do livro “Aventuras da Memória”, de autoria de Patrícia Engel Secco e editado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).

O nome da biblioteca é uma referência a um dos cachorros de estimação da princesa Isabel, o Rocambole, citado em registros documentais. Criada a partir de um esforço conjunto entre a Biblioteca e o setor de Educação do Museu Imperial, tem como objetivo incentivar as crianças à leitura, apresentada como uma experiência valiosa e prazerosa.

A biblioteca Rocambole fica aberta ao público às quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 12h. Na parte da tarde, é reservado o horário de 14h às 17h para atendimento a grupos escolares, mediante agendamento junto ao setor de Educação.

Estão programadas, ainda, atividades educativas e culturais que colaborem com a difusão da literatura infantil e, consequentemente, com a formação de leitores. Entre elas, estão a “Hora do conto”, empréstimo de livros para associados, oficinas criativas, comemoração de datas especiais e exibição de vídeos.

A próxima atividade ocorrerá na quinta-feira, 19 de maio, às 14h30. Na data, será lançado o livro “A princesa Isabel, o gato e a fotografia”, de Pedro Afonso Vasquez, com presença do autor e “contação de história”.

Como forma de divulgar a nova biblioteca e fornecer informações a crianças, pais e professores, foi criado ainda o blog da biblioteca Rocambole, disponível no endereço http://bibliotecarocambole.blogspot.com/. Na página, é possível encontrar a programação da biblioteca, horários de funcionamento, contatos e conteúdo voltado ao público infantil.

SERVIÇOS

Biblioteca infantil Rocambole

Funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (acesso livre) e das 14h às 17h (atendimento a grupos escolares com agendamento prévio)
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)

9ª Semana Nacional de Museus – Museu e Memória

Data: de 16 a 22 de maio de 2011
Local: Museu Imperial
Informações e programação em http://www.museuimperial.gov.br/portal/semana-nacional-de-museus.html

Museu Imperial

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Site: http://www.museuimperial.gov.br/
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário