sábado, 21 de maio de 2011

HUGO LEAL ESTEVE COM PRESIDENTE DO INEA

O deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) esteve, nesta quinta-feira (19/5), acompanhado de parlamentares da Comissão Especial de Medidas Preventivas de Catástrofes Climáticas do Congresso, no Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Acompanhados da presidente do órgão ambiental, Marilene Ramos, e do subsecretário de Estado de Ambiente, Luiz Firmino, eles conheceram a Central de Controle Operacional do órgão. O local é responsável por monitorar e alertar sobre riscos ambientais no estado, como enchentes, incêndios florestais, poluição do ar e das águas.

Hugo Leal informou que a comitiva quer reunir as melhores práticas no relatório da Comissão que servirá para orientar na elaboração de políticas públicas e planos emergenciais de prevenção às catástrofes: “Queremos conhecer as ações permanentes do estado para a prevenção de acidentes e, principalmente salvar vidas”.

O deputado disse ainda, que a comissão questionou sobre as ações de governo em andamento na Região Serrana fluminense e falou sobre a falta de um Plano de Contingência mais ágil a ser colocado em prática imediatamente após o evento.

“Aproveitei a oportunidade para falar sobre o novo Código Florestal, que será votado na próxima terça, na Câmara dos Deputados, já que futuras ações de governo em áreas urbanas, e já consolidadas, à margem de rios, só poderão ser implementadas depois de sua aprovação”.

A comitiva também conheceu os sistemas de alerta de chuvas e risco de deslizamentos de encostas do Instituto de Geotécnica do Rio – Fundação GeoRio. Nesta sexta (20/5) os parlamentares participam de um seminário sobre Defesa Civil, na Universidade Federal Fluminense e de reunião na Assembleia Legislativa. No sábado seguem para Região Serrana, onde visitarão as áreas mais afetadas pelas enchentes e deslizamentos do início do ano em Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

Participaram do encontro, a presidente da comissão, deputada Perpétua de Almeida (PCdoB/AC); o relator, deputado Glauber Braga (PSB/RJ); o deputado Fernando Jordão (PMDB/RJ), a deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), entre outros parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário