sábado, 21 de maio de 2011

SICOMÉRCIO APOIA CAMPANHA “SOS BR-040”

Sindicato entra na luta por melhorias na estrada

O SICOMÉRCIO (Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis) aderiu à Campanha “SOS BR-040”. Lançada pelo deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), e pela vereadora do Rio de Janeiro, Andréa Gouveia Vieira (PSDB), a ação pretende recolher assinaturas dos moradores petropolitanos em um documento que exige obras imediatas na estrada que liga o Rio à Petrópolis, em especial nas pistas de subida e descida da Serra.

O Sindicato também conquistou o apoio da CDL (Clube de Diretores Lojistas) e ARTE (Associação da Rua Teresa) na Campanha. O abaixo-assinado será distribuído entre os associados das instituições e estará disponível na sede das mesmas, com o objetivo de recolher o máximo de assinaturas possíveis. O lançamento oficial da “SOS BR-040” vai ocorrer nesta sexta-feira, 20, a partir das 14h30, em frente ao Parque Municipal de Petrópolis, localizado em Itaipava. Outros pontos de coleta de assinaturas serão colocados na Baixada, subida da Serra, entradas de Petrópolis, Corrêas e Itaipava.

As pistas esburacadas, a falta de sinalização e de policiamento e a subida sem controle de peso de carretas e caminhões atrapalham diariamente os motoristas que usam a BR-040. Para o presidente do Sicomércio, é importante dar atenção, principalmente, ao trânsito de caminhões cegonha e carretas duplas que tornam o acesso inviável nos horários de pico. “A sugestão do Sicomércio é que sejam estipulados horários para que estes tipos de veículos trafeguem pela serra, fugindo dos horários de maior movimento”, declarou Fiorini, acrescentando que o uso indiscriminado da pista de subida da Serra por parte de carretas e caminhões está atrapalhando e, muito, a vinda de turistas para Petrópolis. “Nos sábados de manhã, engarrafamentos extensos atrapalham o fluxo dos veículos que trazem os moradores do Rio que desejam comprar em Petrópolis. Entramos nessa campanha porque é notório que a estrada precisa urgentemente de reparos”, disse o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini.

A BR-40 é a principal via de acesso dos mais de 300 mil turistas que chegam à Petrópolis anualmente. A via é utilizada para o escoamento e chegada de mercadorias para as 277 indústrias da cidade.

Segundo Fiorini, a Concer deveria dar uma atenção especial à via, já que os usuários pagam um pedágio caro pelo uso. “A estrada está cheia de buracos, o serviço da Concer está precário em todos os sentidos, o que é um absurdo já que pagamos um pedágio caríssimo”, afirmou.

Além de prejudicar os que utilizam a estrada diariamente e os negócios em curso entre Petrópolis, Rio e a Região Metropolitana do Rio, a falta de manutenção da via pode atrapalhar os eventos relacionados à Copa 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, já que Petrópolis foi confirmada como uma das cidades que vai abrigar parte das delegações que disputam as Olimpíadas.

A falta de controle das ações da concessionária que administra a via, Concer, já prejudicou as vendas de natal do comércio petropolitano no fim de 2010. Ás vésperas do Natal, uma obra de recuperação da pista de subida, mal planejada, na altura do quilômetro 82, próximo ao Quitandinha, trouxe transtornos ao trânsito que puderam ser sentidos até no Centro Histórico. Os polos de moda da Rua Teresa, Bingen e Centro registraram um prejuízo de 40% nas vendas.

Na ocasião, como forma de protesto, o Sicomércio enviou para a Concer, uma carta de repúdio, assinada pela ARTE, pelo pólo de modas do Bingen e pelo Sicomércio. “Muitas pessoas desistiram de fazer compras em Petrópolis por conta da obra. O percurso entre Rio e Petrópolis, que é feito em 50 minutos durou mais de três horas. O trânsito ficou um verdadeiro caos. Essa ação só comprova o que sabemos há muito tempo: A Concer não tem o mínimo de comprometimento com a cidade. É um desrespeito muito grande com os turistas e com os empresários petropolitanos”, salientou Fiorini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário