sábado, 21 de maio de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE REESTRUTURAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO

Aconteceu na manhã de hoje (19), no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), a II Audiência Pública convocada pelo bispo Dom Filippo Santoro, para discussão do plano de reestruturação do uso de áreas de risco em Petrópolis. A sessão foi divida em três partes: apresentação dos estudos atuais de áreas de riscos com indicações táticas, apresentação dos relatórios das CPI’s da Alerj e da Câmara dos Vereadores e a palavra aberta ao público.

No evento, o prefeito Paulo Mustrangi – que está em Brasília - foi representado pelo presidente do Comitê de Ações Emergenciais, Luis Eduardo Peixoto, que prestou contas referentes às ações do governo municipal após as chuvas de 12 de janeiro.

Sobre os terrenos para construções de casas, o secretário de Habitação, Carlos Abenza, falou que dos 20 terrenos analisados, seis já foram aprovados pelo Governo do Estado. Dois estão localizados no Vale do Cuiabá, dois no Independência, um na Mosela e um em Benfica. Cerca de 1,3 mil casas poderão ser construídas nesses espaços, restando ainda a necessidade de um novo terreno para construção de mais 200 casas, que já está sendo providenciado.

“Estamos procurando terrenos seguros perto de onde as pessoas moravam antes de perderem suas casas. Essa medida tem o objetivo de minimizar os estragos provados pelas chuvas”, falou Abenza.

O professor de engenharia, Robson Gaiofatto, estruturou os estudos de áreas de risco apresentando um pequeno histórico dos fenômenos naturais em Petrópolis; mostrou as zonas de perigos da cidade, localizando as áreas de maiores precipitações; ofereceu propostas para diminuir os ricos das áreas, e falou, ainda, sobre um plano de contingenciamento.

Já os presidentes das CPIs da Alerj, deputado Luiz Paulo, e da Câmara dos Vereadores, João Tobias, reiteraram sobre a necessidade de uma solução de curto, médio e longo prazo para a retirada de famílias que se encontram em áreas de risco. Tobias falou ainda que Petrópolis não teve planejamento nos últimos anos e explanou sobre o planejamento para cidade.

O bispo Dom Filippo Santoro, terminou a audiência agradecendo a participação das autoridades e da população, e classificou como positiva a audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário