terça-feira, 17 de maio de 2011

CRAQUE DO FUTSAL, LENÍSIO, E ATLETAS DA PÉ DE VENTO SÃO HOMENAGEADOS DURANTE A ABERTURA DA 42ª OLIMPÍADA INTERNA DO COLÉGIO SÃO JOSÉ

As emoções dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara, no México, que serão realizados de 13 a 30 de outubro deste ano, já tomaram conta dos alunos do Colégio São José. A Abertura da 42ª Olimpíada Interna do CSJ, na manhã desta segunda-feira (16/05), teve a competição como tema e reuniu pais, professores, alunos e convidados especiais. Para patrono deste ano, o Colégio recebeu o craque do futsal, atleta da equipe Poker Petrópolis e da seleção brasileira, Lenísio Teixeira Júnior. Além disso, também foram homenageados os Atletas da Equipe de corrida Pé de Vento, Damião Ancelmo e Giovani dos Santos, nacionalmente renomados.

A Abertura contou com a participação especial da Banda Marcial Professor Amadeu Guimarães. O grupo, composto por alunos do CSJ, abriu a cerimônia e tocou durante a entrada das bandeiras que, este ano, estavam nas cores Verde, Amarela e Azul. O desfile foi iniciado por uma homenagem especial à sede do PAN, o México, representado por alunos vestidos com roupas típicas do país. O pelotão da Bandeira Amarela abriu o desfile falando da cidade de Guadalajara, sede oficial dos Jogos Pan Americanos, e mostrando os mascotes do torneio. Já a Azul, trouxe a logo do PAN e apresentou os principais esportes que serão disputados no México. Para finalizar o desfile, a Verde levou ao ginásio mensagens de otimismo e incentivo aos atletas. O público presente recebeu, ainda, o pelotão de honra conduzindo o fogo simbólico para o centro da quadra, onde foram acesa a Pira Olímpica, realizado o Juramento do Atleta e executado o Hino Nacional.

Reproduzindo palavras do diretor geral do Colégio São José, professor Mário Mesquita, o diretor pedagógico, Mário Alexandre D’Angelo Mesquita, falou sobre a importância do incentivo ao esporte e da socialização que esta atividade representa. Ele também declarou que os jovens atletas devem disputar os jogos com entusiasmo, tendo em mente que “o que vale é competir”.

Patrono é craque do futsal – A declaração oficial de Abertura da 42ª Olimpíada Interna do CSJ foi feita pelo patrono de 2011, o jogador de futsal do Poker Petrópolis e da seleção brasileira, Lenísio Teixeira Júnior. “Chequei em Petrópolis recentemente e me sinto muito honrado em receber uma homenagem como esta. É um reconhecimento de um trabalho importante e que pode incentivar muitos destes jovens aqui presentes”, garantiu o atleta que recebeu uma placa de honra das mãos do Secretário de Esporte e Lazer de Petrópolis, Carlos Alberto Lanceta, e um diploma de honra das mãos de seus dois filhos, alunos do Colégio São José. “O esporte de alta categoria geralmente começa nas escolas. Preparamos pessoas para a vida e nada melhor que o esporte para promover essa integração, ressaltou p Secretário Carlos Alberto Lanceta, parabenizando a direção do CSJ pela iniciativa de incentivar cada vez mais a prática esportiva no colégio.

Em sua carreira, Lenísio acumula títulos. Foi artilheiro da Liga Brasileira de Futsal por cinco edições (1997, 2000, 2001, 2002 e 2009), pelos times do GM/Chevrolet, Ulbra e Atlético Mineiro, sendo o segundo maior artilheiro da história da Liga. Foi tricampeão da Liga Futsal - em 1999, pelo Atlético Mineiro; em 2001, pela Ulbra, e em 2007, pela Malwee/Jaraguá. Internacionalmente, passou pela Espanha, onde defendeu os times de El Pozo Murcia e Polaris World Cartagena, sendo eleito o Melhor Jogador da Liga Espanhola por três vezes: 2002/2003 - 2003/2004 - 2004/2005, da qual foi tr6es vezes artilheiro. Em 2010, foi eleito o melhor pivô da liga Brasileira de Futsal.

Lenísio ainda possui os títulos de Campeão da Liga Nacional em 1999, Campeão Intercontinental de Clubes em 2001, Campeão da Liga Nacional em 2002, Campeão da Recopa Européia e da Copa da Espanha em 2003, Campeão dos Jogos Sul-Americanos – Odesur – em 2006, Campeão dos Jogos Pan-americanos em 2007 e Campeão da Taça Brasil de Clubes, da Liga de Futsal e da Copa do Mundo da FIFA, em 2008.

Atletas da Pé de Vento são homenageados especiais – Representando a Equipe Pé de Vento, um dos maiores destaques do atletismo brasileiro, com projeção mundial e sede em Petrópolis, os corredores Damião Ancelmo e Giovani dos Santos foram aplaudidos de pé pelo público presente no Ginásio Mário Mesquita. Eles foram os homenageados especiais da 42ª Olimpíada Interna do CSJ, não só por representarem a cidade em pódios de todo o mundo, mas também por serem grande exemplo de profissionalismo, dedicação e superação. O treinador e médico dos atletas de Pé de Vento, Henrique Viana, também foi homenageado pelos palavras do diretor Pedagógico do CSJ, professor Mário Alexandre.

Os corredores homenageados possuem um currículo invejável. Damião Ancelmo de Souza é Campeão Sul-Americano 10.000 m pista; qualificado para os Jogos Pan-Americanos Guadalajara / México – Outubro 2011; Campeão Brasileiro Cross Coutry 2011; Campeão Brasileiro Corrida de Fundo em Pista. Além disso, participou de 18 competições em 2010 com 18 pódios, sendo 11 vitórias; teve a melhor marca nos 10.000m: 28 min 28 seg; melhor marca nos 5.000m: 13 min 56 seg e representou o País no Mundial da Escócia e da China, sendo o melhor atleta de todo o mundo Ocidental.

Já Giovani dos Santos está buscando índice para Londres 2012 e Rio 2016. Foi 4º colocado na São Silvestre 2010, sendo o 2º melhor brasileiro; 4º lugar na Volta Internacional da Pampulha 2010, sendo o 2º brasileiro; 1º lugar na Corrida Internacional da Ponte Rio Niterói 2011 e 4º lugar nos 10k da Corrida Tribuna Santos, principal corrida do Brasil na distância, sendo o 2º melhor brasileiro, maio 2011.

Também estiveram presentes na cerimônia, o vereador Baninho, o ex Cônsul dos Estados Unidos da América, Dr. Saul Stuart Gefter, e os patrocinadores e diretores da Eurokraf, Carlos Eduardo Salles, e da Infortec, professor Sérgio França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário