sexta-feira, 27 de maio de 2011

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA RUA TERESA É APRESENTADO À POPULAÇÃO

A audiência pública de apresentação do estudo de viabilidade econômica e do projeto executivo de acessibilidade, urbanização e revitalização da Rua Teresa, realizada ontem (25) no auditório da Arte, reuniu empresários, comerciantes e moradores que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as mudanças que ocorrerão com a chegada da intervenção.

O projeto de revitalização vai abranger o início da Rua Aureliano Coutinho (altura do Teatro Santa Cecília), toda extensão da Rua Teresa e ainda se prolongará até a Rua Chile, em um percurso de 1,6 mil metros. O projeto prevê ainda a manutenção de grande parte das áreas de estacionamento, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, novo mobiliário urbano, iluminação, sinalização, entre outras mudanças. Outro ponto destacado no projeto será o aterramento das galerias para as redes de luz, telefonia, gás e transmissão de dados, além das redes de esgoto e água.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Agnaldo Goivinho, conduziu os trabalhos de apresentação. Ele destacou a importância da obra para a cidade e disse que “esse era um clamor antigo de comerciantes e moradores da Rua Teresa. Estamos hoje iniciando um processo de melhorias que serão imprescindíveis para o resgate deste que é um dos maiores pólos de moda do país”.

O vice-prefeito, Oswaldo da Costa Frias, que no ato representou o prefeito Paulo Mustrangi, lembrou que a obra “é um sonho da população petropolitana e que será um marco para o futuro da Rua Teresa”.

O subsecretário de Projetos de Urbanismo do governo do Estado, Vicente de Paula Loureiro, salientou a aspectos que farão parte do cotidiano dos comerciantes e empresários da Rua Teresa durante o período das obras. Ele ressaltou que “haverá transtornos e ajustes a serem feitos, mas não a espaço para demagogia. Será necessário muita conversa entre todas as partes envolvidas para que a intervenção cause o menor impacto possível nas vendas”. Vicente também informou que os recursos para a intervenção são provenientes do Prodetur, por intermédio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O montante para as obras em todo estado chega a casa dos 187 milhões de dólares.

A apresentação feita pela empresa responsável pelo projeto abrangeu o estudo feito em campo, a probabilidade de valorização dos imóveis após a conclusão da revitalização e todas as maquetes com as alterações nas vias, com o impacto no tráfego de veículos e áreas de estacionamento. O mobiliário urbano também foi exposto para os participantes, com destaque para as bancas de jornal e o espaço dos ambulantes.

Também estavam presentes ao evento o secretário de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Charles Rossi, o secretário de Obras, Stênio Nery e outros componentes do governo municipal e estadual.

Um comentário:

  1. Gostaria de ver a maquete da revitalização da Rua Teresa e ter mais informações. Como proprietário do imóvel 1280 da Rua Teresa e comerciante, gostaria também de ser avisado de futuras reuniões. Grato, Herminio.
    herminioaaz@gmail.com
    24-22317349
    24-99779363 TIM
    24-88167090 oi

    ResponderExcluir