quarta-feira, 18 de maio de 2011

BERNARDO E NESKAU ANUNCIAM MIL MORADIAS EM MAIS QUATRO TERRENOS

O deputado estadual Bernardo Rossi, representante do PMDB na Região Serrana, e o petebista Marcus Vinícius Neskau anunciam nesta quinta-feira (19.05) na audiência convocada pela Diocese de Petrópolis e Comitê Gestor do Portal Dados Municipais a construção mil unidades habitacionais para os desabrigados das enchentes de janeiro e de anos anteriores. Dois terrenos no Vale do Cuiabá, um na Estrada das Arcas e outro no Independência que comportam mil moradias estão sendo
analisados pelo Governo do Estado como áreas viáveis. Eles se somam ainda a outros dois terrenos na Mosela e em Benfica (Itaipava) que estão em fase de desapropriação e que vão comportar outras 400 unidades, 200 a mais do que o previsto anteriormente. Com seis terrenos, o governo do Estado chega a 1.400 unidades - R$ 70 milhões só na construção das casas. O investimento prevê ainda obras de infraestrutura.

- Em reunião ontem com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o Estadosinalizou que está na reta final de avaliação dessas quatro áreas atendendo critérios de segurança e acessibilidade. Findo este processo, as áreas serão imediatamente desapropriadas dando início às obras de infraestrutura e de construção das unidades”, afirma Bernardo Rossi. O parlamentar ainda frisa alterações nos processos iniciais das áreas da Mosela e de Itaipava que permitiu o aumento do número de unidades. “Foram reavaliados e comportarão mais 200 moradias além das 200 já previstas, mas os projetos estão cuidadosamente sendo elaborados para que as habitações, ainda que populares, sejam harmoniosas e que atendam às necessidades das famílias”, completa.

Bernardo Rossi e Marcus Vinícius Neskau (PTB), ambos de Petrópolis, prestigiam nesta quinta-feira a segunda audiência, uma discussão aberta a partir de um manifesto do bispo Dom Filippo Santoro pela reconstrução da cidade. Eles também estarão acompanhados pelo presidente da CPI das Chuvas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB). “Esse total de moradias, 1.400, está bem próximo da meta inicial, de 1.500. O governo do Estado está mostrando empenho para que se chegue ao final de 2012 com todas as unidades projetas prontas e entregues em Petrópolis. Em toda a Região Serrana são 7.235 casas. Nosso trabalho agora será fiscalizar o andamento dessas obras”, afirma Marcus Vinícius.

Além da construção emergencial, Petrópolis carece de planejamento urbano e habitacional, medidas que precisam ser colocadas em prática o mais rápido possível para o deputado estadual Bernardo Rossi. “Vamos acompanhar de perto que a cidade desenvolva e coloque em cumprimento seu plano municipal de habitação de interesse popular, que faz parte do plano estadual de habitação de interesse popular e que terá recursos garantidos para reduzir o déficit habitacional, hoje em 15 mil unidades”, afirma.

O parlamentar apela ainda para fiscalização imediata e mapeamento geológico e urbanístico de forma continuada. “Pedi oficialmente ao Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, que determine já, o que é área edificável e o que é área de preservação no Vale do Cuiabá porque moradores estão voltando para suas residências, fazendo pequenas obras de melhorias. Dá mesma forma em que é necessário investimento em prevenção com monitoramento climático e geológico. Já apresentei projeto neste sentido na Alerj e vamos trabalhar para que os municípios procedam com nova mentalidade na segurança da população”,completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário