quarta-feira, 18 de maio de 2011

POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES É TEMA DE PALESTRA NA UCP

Encontro aconteceu durante a abertura da IV Semana Acadêmica do CTH que discute a formação do professor no século XXI

A Universidade Católica de Petrópolis deu início na segunda (16/05) à IV Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades, o CTH. Após cerimônia de abertura, na qual foram destacadas a importância da formação dos professores para melhor orientação dos estudantes e a importância do momento histórico em que vivemos, quando há forte discussão acerca dos rumos da educação no estado do Rio de Janeiro, teve início a palestra "Políticas públicas para a valorização dos professores: o que pensam os dirigentes?". Na mesa redonda, o Secretário de Educação de Petrópolis, William Campos, e o Sub-Secretário Estadual de Gestão de Ensino, Antônio Neto.

No debate, foram abordadas as políticas públicas para valorização dos professores e anunciado o Programa de Formação Continuada de Português e Matemática, do governo estadual, voltado para aprimorar a qualificação de profissionais de escolas com baixo rendimento. “O tema formação de professores: políticas, desafios e perspectivas é de grande importância. Que esta semana seja um momento em que os professores se deixem formar, para que comuniquem uma proposta de vida e de formação integral”, afirmou o Grão chanceler e bispo diocesano de Petrópolis, Dom Filippo Santoro.

“O mundo da educação é desconhecido. O professor precisa conhecer a realidade política e de investimentos da educação”, disse William Campos. Para ele, conhecer a respeito do repasse de verbas torna possível trabalhar de modo que se traga mais recursos do governo federal. Campos, que teve longa carreira como professor de História antes da carreira política, argumentou que mudanças importantes têm sido efetuadas a fim de valorizar o profissional de educação, como o piso salarial e a elaboração do plano de carreira para os professores, algo inédito em Petrópolis. Segundo ele, a valorização do profissional através destas duas medidas permite que bons professores permaneçam na cidade e não saiam em busca de melhores oportunidades.

Campos também defendeu que a valorização de si próprio e o reconhecimento de que o aluno faz parte de um sistema - que inclui sua família - são fundamentais para que seja possível identificar o problema do aluno e encontrar soluções efetivas. “Acima de tudo, quando houver dúvida, é preciso agir”, afirmou. Ele acredita que educação é a arte do improviso. É a área na qual se deve saber ouvir muito mais do que falar, tanto para compreender as questões que surgem quanto para recolher boas ideias.

Em sintonia com o discurso do secretário municipal de educação, o sub-secretário estadual de gestão em educação afirmou que a Secretaria de Educação do Estado tem buscado formas de convencer os docentes a acreditar que o resultado do seu trabalho é possível. É justamente para combater a tônica depreciativa em relação à profissão que o estado tem tomado medidas para garantir a valorização do profissional e fornecer condições para que o exercício do seu trabalho traga os melhores resultados para a formação dos alunos.

Segundo Antônio Neto, o piso salarial é uma conquista importante, que assegura a remuneração para as horas em que um professor se dedica ao planejamento das aulas e participa de reuniões, rompendo com o antigo conceito de hora-aula. Mas ele afirma que outras políticas estão sendo adotadas a fim de resgatar o compromisso do professor com a sua carreira. Uma das medidas que começará a ser colocada em prática a partir de janeiro é a indicação de professores da rede estadual de educação para a ocupação de cargos estratégicos, pondo fim ao sistema de indicações políticas. Nesse novo sistema, qualquer professor da rede estadual poderá se candidatar a cargos como de diretor de escola, orientador pedagógico, orientador tecnológico e gestor educacional, em qualquer escola da rede, seguindo carreira por competência.

O sub-secretário anunciou ainda, em primeira mão, a implantação do Programa de Formação Continuada de Português e Matemática, que pretende dar condições de trabalho a 4 mil professores de escolas com alunos que tenham aproveitamento muito ruim ou insatisfatório. O programa é dividido em duas etapas, nas quais os professores passarão por uma fase de aperfeiçoamento para práticas docentes em sala de aula e, em seguida, uma especialização em nível de pós-graduação, oferecida pelo consórcio Cederj. Segundo Neto, esse é um plano que o estado não oferece há mais de duzentos anos.

Antes da mesa redonda com o secretário municipal e estadual, o evento trouxe ainda o Doutor em Filosofia Alfredo Quesada, professor da Universidad de San Pablo e diretor do Centro de Investigaciones de la Facultad de Teologia Pontifícia y Civil de Lima. Na parte da manhã e da tarde, Quesada, que em 92 foi nomeado pelo papa João Paulo consultor do Conselho Pontifício para o Diálogo, proferiu duas conferências: uma sobre “A cultura de hoje e a ruptura com a realidade”, e outra sobre “A Fé e a Cultura do Pensamento Católico”.

A IV Semana Acadêmica do CTH da UCP continua até a próxima sexta (20/05), com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos e científicos da área. A proposta é discutir a formação de professores, as licenciaturas em suas variadas políticas e perspectivas, além da formação continuada e da capacitação. “Nossa semana valoriza as conquistas e articula saberes que possam ser discutidos e colocados em diálogo entre os campos do conhecimento presentes no Centro de Teologia e Humanidades da UCP”, explicou a diretora Maria Celi Chaves Vasconcelos.

Veja a programação, que é aberta ao público, até esta sexta (20/05):

QUARTA-FEIRA, DIA 18 DE MAIO


10h - Palestra: A problemática do Relativismo na Educação
Pe. Jesus Hortal
Doutor em Filosofia e em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma. Professor da Universidade Católica de Goiás, da UNISINOS e da PUC RS. Reitor da PUC RIO. Membro do Conselho da FAPERJ e do Conselho Estadual de Educação RJ.
Prof. Dr. Carlos Frederico Calvet da Silveira
Doutor em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma. Coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Petrópolis. Professor de Metafísica da Pós Graduação da Faculdade São Bento.

Coordenação da Mesa: Prof. Dr. Guilherme Motta

19h - Palestra: "Relativismo, afirmação de identidades e ecumenismo"

D. Karl Josef Romer
Doutor em Filosofia Dogmática. Bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Secretário do Pontifício Conselho para a família. Professor de Teologia da PUC Rio
Prof. Dr. Carlos Frederico Calvet da Silveira
Doutor em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma. Coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Petrópolis. Professor de Metafísica da Pós Graduação da Faculdade São Bento.

Coordenação da Mesa: D. Filippo Santoro

QUINTA-FEIRA, DIA 19 DE MAIO


19h - Apresentações de trabalhos dos eixos 4,5 e 6
· O professor de Filosofia: relativismo, afirmação de identidades e ecumenismo.
· O ensino da história: desafios e perspectivas
· O papel da Educação a Distância nas Licenciaturas

Coordenação dos Trabalhos: Profa. Ms. Maria das Graças Duvanel Rodrigues / Profa. Ms. Silvia Bustamante

SEXTA-FEIRA, DIA 20 DE MAIO


19h - Mesa: "A formação de professores e os desafios da escola no século XXI"
Prof. Dr. Edgar Flexa Ribeiro
Presidente da Associação Brasileira de Educação. Membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
Prof. Dr. Antônio Flávio Barbosa Moreira
Licenciado em Química pela UFRJ, em Pedagogia pela Sociedade Universitária Augusto Motta, em Química Industrial pela Universidade do Brasil, Mestrado em Educação pela UFRJ e Doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres. Realizou Estágio Senior no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Professor titular da UFRJ. Foi Vice-Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. É Secretário Geral da mesma Associação. É professor titular da Universidade Católica de Petrópolis, e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Coordenação da Mesa: Prof. Ms. Rivo Gianini

Coordenação Geral da Semana: Profa. Dra. Maria Celi Chaves Vasconcelos, Prof. Dr. Carlos Frederico Calvet da Silveira, Prof. Dr. Guilherme Domingues da Motta e Profa. Ms. Lara Sayão Lobato de Andrade Ferraz.



Informações:


Centro de Teologia e Humanidades
(24) 2244-4032
Local das palestras: Salão Nobre da UCP, campus BC (Rua Benjamin Constant, 213, centro, Petrópolis)

Na foto da mesa inteira, da esq. para a direita:


Alfredo Garcia Quesada
Antônio Neto, Subsecretário Estadual de Gestão de Ensino
vice-reitor da UCP, professor Dr. Alexandre Sheremtieff
D. Fillipo Santoro, Bispo Diocesano de Petrópolis
William Campos, Secretário Municipal de Educação
Maria Celi Chaves Vasconcelos, professora doutora em Educação e diretora do CTH

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