quarta-feira, 25 de maio de 2011

PETRÓPOLIS É ANFITRIÃ DE ATLETAS E JÁ É PRÉ-SELECIONADA COMO LOCAL DE TREINAMENTO

Petrópolis é uma das 33 cidades do Estado pré-selecionadas como locais de treinamento para pré-jogos Olímpicos em 2016.O credenciamento da cidade foi anunciado pelo COI - Comitê Olímpico Brasileiro - na segunda-feira. Esse é o segundo grande passo para que Petrópolis se consolide com co-participante da organização da Rio 2016. A hospedagem de delegações para as Olimpíadas, que também vem sendo defendida desde o fim do ano passado pelo deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB) também já foi concretizada. Na semana passada, em reunião com o vice-prefeito carioca, Carlos Alberto Muniz, eles garantiram a cidade como anfritriã de algumas das 200 delegações internacionais que participam dos Jogos.

O próximo passo é a cidade mostrar que tem a infraestrutura adequada. Foram cadastrados uma série de "equipamentos" -como são referidos os locais para jogos e treinamentos das equipes - entre os quais centros de treinamentos de futebol, hipismo, golf, ginástica artística, atletismo, natação e handball. Esse conjunto levou a cidade a ser credenciada junto ao COI.

Contribuindo para o processo de preparação da cidade, a comissão especial das Olimpíadas, que tem a frente o vereador Thiago Damasceno, vai realizar uma audiência pública no mês que vem.

No seminário realizado na segunda-feira representantes das 150 cidades de 22 estados brasileiros receberam orientações para cumprir as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI). “A comissão especial na Câmara está acompanhado tudo isso de perto. O secretário de esportes do município, Carlos Alberto Lanceta, que participou do seminário, nos disse que os próximos passo são o cumprimento do calendário e garantiu que a cidade já tem locais para treinamento de equipes e projetos, que levam em conta a questão da acessibilidade, que é fundamental por conta dos jogos paraolímpicos”, conta o presidente da Câmara, Paulo Igor.

“Ter a cidade como Centro de treinamento, mais do que garantir um legado para o esporte, vai possibilitar investimentos em infraestrutura como transporte, por exemplo, , acrescenta o deputado estadual Bernardo Rossi , que frisa ainda o ganho institucional da "marca Petrópolis" como cidade turística. “Isso tem um valor incalculável é um benefício que será diluído ao longo dos anos atraindo visitantes do mundo todo” diz Bernardo.

O secretário de esportes, Carlos Alberto Lanceta, está confiante de que a cidade vai conseguir cumprir o calendário do COI. “Teremos equipamentos para atender muitas modalidade o que vai permitir que muitos países sejam atendidos aqui. Vamos mostrar isso através de projeto e fornecer agora informações precisas sobre localização da cidade altitude, clima, transportes, distância entre os centros de treinamento e hospitais de ponta e também entre os centros de treinamentos e centro da cidade, que são itens importantes”, explica.

Rede hoteleira será beneficiada

Com 109 hotéis e pousadas, dos quais 84 são credenciados pela Embratur, a rede hoteleira petropolitana será uma das maiores beneficiadas pelos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. A cidade, que tem 4,7 mil leitos para hospedagem, vai receber parte das mais de 200 delegações de atletas que vão disputar os Jogos Olímpicos.

Uma movimentação econômica perto de R$ 100 milhões em dois meses – a duração das Olimpíadas e ainda o período de aclimatação das equipes - são esperadas como ganhos diretos para o turismo. Outros investimentos em infraestrutura, acessibilidade, trânsito e serviços – por parte do poder público e iniciativa privada – também são estimados. 0 meta agora é trabalhar para que mais 25 hotéis e pousadas atendam às exigências do Instituto Brasileiro de Turismo para aumentar número de credenciados que estarão aptos a receber os atletas.

Câmara terá audiência pública sobre olimpíadas.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor, acrescentou que no mês que vem, uma audiência pública será realizada na Câmara de Vereadores. “A comissão especial em curso na Câmara vem realizando reuniões com representantes do governo e também com entidades ligadas ao turismo para que possamos contribuir para esse processo. O presidente da Comissão Especial, Thiago Damasceno deve definir ainda esta semana a data para a audiência pública, mas a intenção é de que ela seja realizada no mês que vem. A comissão foi instaurada justamente para ajudar na identificação de soluções estruturantes para a recepção dos atletas e projetos futuros para o turismo”, frisa Paulo Igor.

“A intenção é trazer para a população e para os vereadores, o projeto que está sendo feito pela Prefeitura, discuti-lo, mostrar que a cidade está se organizando para isso e mobilizar a sociedade civil sobre a importância disso para a nossa cidade”, destaca Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário