quarta-feira, 18 de maio de 2011

BISPO PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA ACADÊMICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UCP

A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) deu inicio na segunda-feira, a IV Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades, com a solenidade de abertura realizada no salão nobre, com a presença do Grão Chanceler da Universidade, Dom Filippo Santoro, do secretário municipal de Educação, William Campos e do subsecretário Estadual de Educação de gestão de Ensino, Antônio Neto. “O tema Formação de professores:políticas, desafios e perspectivas é de grande importância. Que esta semana seja um momento em que os professores se deixem formar, para que comuniquem uma proposta de vida e de formação integral”, afirmou o Grão Chanceler.


Dom Filippo Santoro agradeceu a presença dos representantes do poder público estadual e municipal por terem apresentado os projetos e ações dos governos para valorizar os professores, melhorando a qualidade da educação no Estado e no Município. De acordo com o Grão Chanceler todas as iniciativas de gestão pública na educação são importantes, mas “somente pode ser educador quem se entusiasma pela experiência de educar”.

A IV Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades termina no dia 20 e durante este período diversas palestras e mesas redondas vão acontecer. A professora de Filosofia, Lara Sayão, uma das coordenadoras do evento disse que UCP em 2011 iniciou uma política de incentivo a licenciatura devido a carência de professores no Brasil. “Essa semana congrega as licenciaturas e tem por objetivo discutir a formação e a valorização do professor”, explicou a professora, lamentando que hoje as pessoas não tenham interesse em ser professor e avalia que um dos problemas é a formação e “por isso queremos discutir a formação do professor”.

O secretário Municipal de Educação, William Campos disse que seu objetivo é investir na Educação Infantil, promovendo uma grande revolução nesta área, frisando que será lembrado em Petrópolis pelo investimento nesta área. O secretário disse que neste momento está empenhado na aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Rede Municipal de Educação, em fazer convênio com a UCP para mestrado em Educação e também a realização de um concurso público.

William Campos chamou atenção para a importância do professor está atento a realidade, frisando que um dos problemas de hoje são os pais que transferem para escola o compromisso de educar os filhos. Para o secretário o importante é que haja uma parceria entre a escola e a família, deixando que nas suas ações junto as unidades escolares prefere trabalhar com as mães.

O secretário municipal destacou ainda importância de se trabalhar com o ensino religioso por causa da falta de valores em muitas famílias e citou como exemplo o fato dos pais questionarem os filhos 'se a escola não está lhes dando educação'. “Uma boa parceria ajuda nesta convivência e por isso estou desde o momento que cheguei em Petrópolis conversando com todos os representantes religiosos”.

O subsecretário estadual de Educação em Gestão de Ensino, Antônio Neto disse que hoje, por causa de um decreto governador Sergio Cabral ninguém mais pode ser indicado para os cargos de função estratégicas pedagógicas da rede estadual de ensino. “Inclusive para o cargo de subsecretário. Eu sou o último indicado, a partir de agora, qualquer professor pode se candidatar a um dos cargos”, comentou, frisando que o objetivo é que estes cargos sejam ocupados por professores da rede estadual.

Antônio Neto disse que em 25 anos, a rede estadual de ensino teve 25 secretários, frisando que isto atrapalhou a consolidação de muitos projetos e programas, que estão sendo agora implantados. O subsecretário disse que hoje as escolas estaduais enfrentam ainda muitos problemas, entre eles a falta de professores e para dar solução está convocando professores aprovados em concursos anteriores, elaborando novo concurso e se estas medidas não resolverem, a Secretaria Estadual vai contratar profissionais de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário