quarta-feira, 18 de maio de 2011

REUNIÃO VAI DISCUTIR PROJETOS PARA RETIRADA DAS FAMÍLIAS DAS ÁREAS DE RISCO

A audiência pública promovida pela Diocese de Petrópolis, juntamente com o Comitê Gestor do Portal Dados Municipais, reúne amanhã (dia 19/05), no salão nobre da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), a partir das 9h, representantes dos poderes Legislativo e Executivo e diversas entidades, quando será apresentado propostas de ações para retiradas das famílias das áreas de risco. Durante o encontro será apresentado também um resumo dos problemas da chuva em Petrópolis e os estudos elaborados até hoje.

O Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro disse que está satisfeito com os trabalhos realizados até o momento, pois desde o lançamento do seu manifesto em março, surgiram várias iniciativas, seja do Poder Público, seja da iniciativa privada e dos movimentos populares. “Nosso objetivo está sendo alcançado, pois há uma mobilização de toda sociedade e desejamos que este trabalho continue, pois as famílias residentes em áreas de risco precisam ser retiradas para que evitemos novas tragédias”.

O engenheiro Robson Gaiofatto, representando a UCP, vai apresentar um trabalho sobre as chuvas em Petrópolis e um resumos dos planos elaborados após cada tragédia. Representantes das CPIs da Alerj (sobre a tragédia na Região Serrana) e da Câmara Municipal (sobre a chuva em Petrópolis) participam da audiência e apresentam relatório sobre o trabalhos delas até o momento e as perspectivas. O deputado federal, Hugo Leal vai apresentar o trabalho da Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre as tragédias e como o cidadão pode participar, contribuindo com informações, denúncias e sugestões.

A Associação Petropolitana dos Engenheiros e Arquitetos vai entregar um documento com sugestões de intervenções imediatas, de curto e longo prazo para minimizar os danos causados pelas chuvas. O presidente da Apea, Luiz Amaral disse que profissionais ligados Apea vão se colocar á disposição para elaborar diagnósticos, projetos, obras estruturais, conscientização e mobilização das comunidades. “Queremos também envolver alunos da Faculdade de Engenharia. O governo federal e estadual possuem programas para esses trabalhos e não repassam para a Prefeitura por falta de projetos”, comentou o presidente da Apea.

Além da audiência pública está sendo feito um trabalho para juntar todos os documentos, estudos e planos feitos após cada tragédia em Petrópolis e colocamos a disposição da população, através do Portal Dados Municipais – www.dadosmunicipais.org.br. Entre outras metas, o objetivo agora é que reuniões semelhantes aconteçam nas comunidades para discutir os problemas existentes e como retirar as famílias das áreas de risco e como tem afirmado Dom Filippo Santoro, tudo deve ser feito em parceria com o Poder Pública, iniciativa privada e a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário