sábado, 14 de maio de 2011

MUSTRANGI INAUGURA DIP NESTA SEXTA-FEIRA

O prefeito Paulo Mustrangi inaugurará nesta sexta-feira (13), às 18h, as novas instalações do Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP), instalado no Hospital Municipal Nelson Sá Earp (HMNSE). O DIP é uma das poucas unidades hospitalares do país a contar com o filtro HEPA, que são construídos com molduras de diferentes materiais e capacidades para aplicações de uso específico, como os ambientes hospitalares. O aparelho provê o ar livre de contaminantes exigidos em muitas aplicações e oferece o mais alto nível de filtração de ar disponível.

O prédio do DIP recebeu um investimento de R$ 300 mil para as reformas. O imóvel não recebia nenhum tipo de reparo há mais de 20 anos e estava totalmente depreciado. Devido ao péssimo estado de conservação e a falta de materiais básicos, como pias e chuveiros, o DIP não funcionava plenamente, Inclusive 2 dos 21 leitos estavam desativados. Ao realizar as melhorias, o objetivo do governo municipal foi humanizar o espaço e o atendimento aos pacientes.

As obras foram iniciadas no ano passado e foram promovidas com verbas do Plano de Ações e Metas do Ministério da Saúde, repassadas à Prefeitura de Petrópolis por meio do DST-Aids. O DIP é referência no Estado do Rio de Janeiro para o tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida) como a doença é conhecida no Brasil, causada pela destruição do sistema imunológico pelo vírus H.I.V.

O DIP trata também de doenças como tuberculose, meningite e leptospirose, e abriga a coordenação do DST-Aids. Além do atendimento ambulatorial com atendimento, em média, de 30 pacientes por dia, o DIP disponibiliza para a população 21 leitos de internação, sendo seis de isolamento, três de pediatria e 12 enfermarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário