sábado, 14 de maio de 2011

CLASSE E EMOÇÃO MARCAM HOMENAGEM AO DR. NELSON DE SÁ EARP NA CÂMARA MUNICIPAL

A noite da última segunda-feira (09) foi marcada por classe e emoção com a homenagem pelo centenário de nascimento de Dr. Nelson Sá Earp, oferecida pela Câmara Municipal em parceria com o Instituto Histórico. No final da cerimônia, a família foi laureada com placa comemorativa.

Dr. Nelson era petropolitano e detentor de uma vida política, médica e literária de notável significado na cidade. Foi vereador e presidente da CMP, prefeito de Petrópolis, detentor da Medalha Koeler (maior honraria oferecida na cidade) e médico renomado que deixou imensa saudade em familiares, amigos e na população do município.

O presidente da Casa Legislativa, Vereador Paulo Igor, abriu a sessão solene com um discurso sobre a importância do homenageado e de seu orgulho pela comemoração oferecida pela CMP.

O vereador Dr. João Tobias discursou em nome da Câmara falando sobre vida e carreira vitoriosa de Dr. Nelson de Sá Earp e sobre a experiência de ter sido aluno do homenageado na Faculdade de Medicina de Petrópolis. “Dr. Nelson era um dos mais talentosos cirurgiões da Região Serrana. Foi assistindo suas aulas que decidi também em seguir esta especialidade”, declarou Tobias.

Após o vereador Tobias, o orador do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), Sr. Francisco de Vasconcelos, proferiu uma palestra sobre toda história familiar e profissional de Dr. Nelson. Em seu discurso enfatizou os relevantes trabalhos do médico como membro do IHP e da Academia Petropolitana de Letras, e sua importante atuação como fundador da Academia Fluminense de Medicina.

Terminadas as palavras do Sr. Vasconcelos, o presidente Paulo Igor convidou o desembargador Dr. Miguel Pachá para falar. Dr. Miguel emocionou a plateia com seu discurso sobre os tempos de seu mandato como vereador e presidente da CMP, na mesma época em que Dr. Nelson Sá Earp foi eleito prefeito de Petrópolis. “Sou um membro remanescente da Câmara Municipal de Petrópolis de 1959. O lançamento da candidatura de Dr. Nelson de Sá Earp a prefeito se fez nesta casa. Seu nome foi lançado a 45 dias das eleições. Forças políticas tentaram derrubar a eleição, mas ele venceu. Pela manhã operava, durante o dia trabalhava na prefeitura e de noite voltava a seus afazeres como médico” declarou Dr. Miguel salientando também uma frase de Dr. Nelson que o marcou “No dinheiro público temos que pegar com luvas, porque não nos pertence”.

Após receber a placa comemorativa das mãos o presidente Paulo Igor, Dr. Arthur Leonardo de Sá Earp, filho de Dr. Nelson, falou em nome da família. Agradecimentos pela espontaneidade da homenagem e oferecimento da placa. “Meu pai nunca foi um homem sozinho. Ele sempre teve sucesso porque possuía uma gama de amigos excepcionais e muito dedicados. Foi médico de príncipes, princesas, trabalhadores e especialmente de indigentes. A esses últimos dedicava o melhor de sua vida. O casamento entre a filosofia e a ciência médica, unidas a uma consciência de que a pessoa não foi feita para si, mas para ajudar os outros, é que trazemos como exemplo de vida de meu pai”, declarou Dr. Arthur, emocionando a todos os presentes.

Diversas personalidades marcaram presença como os filhos de Dr. Nelson: Dr. Arthur Leonardo, Dr. Pedro Paulo, Maria Gabriela, a nora Gilda e o neto André Leonardo e Dr. Miguel Pachá (desembargador), Sra. Enydia Lyrio (presidente do Clube 29 de Junho), Sr. José Luiz Rangel Sampaio Fernandes (reitor da UCP), Sra. Maria Izabel Sá Earp (diretora da FASE), Padre Jac (pároco da Catedral São Pedro de Alcântara), Sr. Luiz Carlos Gomes (presidente do Instituto Histórico), Sr. Francisco de Vasconcelos (orador do Instituto Histórico), Dr. Mauro Peralta (presidente da Sociedade Médica) e o Sr. Charles Rossi (presidente da Fundação de Cultura e Turismo), representando o Prefeito Paulo Mustrangi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário