O lançamento oficial do projeto “Prefeito por um dia” foi realizado na tarde de hoje (11) no campus Benjamin Constante da Universidade Católica de Petrópolis. Para participar, os estudantes devem escrever uma redação com o tema O que você faria se fosse o prefeito de Petrópolis? O objetivo é levar para dentro das escolas o debate sobre cidadania, qual o papel do prefeito e também do cidadão. Até ontem, 84 escolas, entre municipais, estaduais e particulares, foram inscritas.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Juventude da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) em parceria com a Secretaria de Educação.
“Quando era presidente da Câmara Municipal, o nosso prefeito Paulo Mustrangi já pensava no exercício da cidadania por parte dos estudantes e instituiu a Câmara Mirim, que existe até hoje. O Yuri (Moura, que é da Coordenadoria da Juventude) traz novamente essa oportunidade de estar com os jovens discutindo o papel do Poder Executivo e como é conduzir essa responsabilidade”, declarou a representante do prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, a secretária chefe de Gabinete, Sheila Guimarães, ao lado da coordenadora da Câmara Mirim, Raquel Vieira, que ressaltou o trabalho realizado pelo prefeito Paulo Mustrangi na Educação Infantil e que também lembrou da visão de responsabilidade do prefeito quando criou a Câmara Mirim.
O projeto é voltado para os alunos do 3º ao 7º ano do ensino fundamental, com idade entre 8 e 12 anos, das escolas municipais, estaduais e particulares.
“Esse é um projeto de extrema importância para o desenvolvimento do sendo crítico dos alunos e para a cidade porque eles atuarão como agentes multiplicadores da cidadania nas escolas, em casa e nas comunidades. Eles precisam entender que o ensino faz parte da política e que a visão do prefeito tem que ser transformadora. A partir do momento em que a criança participar, ela vai envolver a família discutindo juntos”, declarou o secretário da Setrac, Luís Eduardo Peixoto.
Os cinco estudantes, um de cada distrito, que tiverem a redação selecionada acompanharão o prefeito Paulo Mustrangi durante um dia de trabalho. Esses alunos receberão um kit com livros sobre política, história e direitos humanos, além de um curso com o tema Cidadania, Direitos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas de Juventude. A data que irão passar um dia com o prefeito ainda será decidida.
"Estamos alcançando nosso objetivo, que é fomentar a cidadania, a democracia e a percepção política em nossos estudantes. É um projeto único que aproxima nossas crianças e adolescentes ao Poder Público. Com isso, nossos estudantes vão ampliar a percepção em relação aos seus direitos e deveres", acrescentou o coordenador de Juventude, Yuri Moura, idealizador do projeto.
O Prefeito por dia vem sendo bem aceito pelas escolas do município e também pelas instituições particulares, que por meio da inscrição no projeto já tem levado para a sala de aula o debate em torno da democracia.
“Nós temos dois grandes objetivos com esse projeto e, por isso participamos. O primeiro é a importância de trabalhar com os alunos a redação, a interpretação de texto, o português e de como colocar as idéias no papel. Segundo, é muito importante a questão da cidadania que somente a democracia pode nos dar. Esse projeto levará a juventude a não só reclamar, mas a refletir o que faria se estivesse no lugar do Paulo Mustrangi”, disse o secretário de Educação, William Campos.
Os estudantes começam a pensar no que fariam se fossem prefeito por um dia. “Eu faria mais creches, mais praças e mais coisas para os desabrigados”, disse a estudante Natália da Silva Carvalho, de 9 anos, estudante do 4º ano do ensino fundamental na Escola Paroquial Bom Jesus. “Eu deixaria os rios mais fundos para não ter enchentes, faria calçadas só para fumantes porque a minha avó quase morreu por causa da fumaça de cigarro e colocaria policiais nas escolas para evitar uma tragédia como aconteceu em Realengo”, disse o estudante Rodrigo da Silva Ramos, de 9 anos, estudante da Escola Paroquial São Pio X.
Mais informações sobre o projeto Prefeito por um dia podem ser obtidas no site da Prefeitura http://www.petropolis.rj.gov.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário