O prefeito Paulo Mustrangi destacou em reunião na última sexta-feira (6) na sede da Subprefeitura, a entrega dos 11 novos ônibus adaptados para o transporte de pessoas com necessidades especiais pelas empresas que não entraram no processo de intervenção (Cascatinha, Petro Ita e Cidade das Hortênsias). Petrópolis possui hoje 39 mil pessoas com alguma deficiência física ou motora.
Mustrangi disse que “a mudança em prol da população é o que mais queremos que aconteça. Fico feliz em ver que essas empresas tenham esse olhar. Tenho certeza que vamos mudar para melhor o transporte público da cidade. Quero agradecer ao Izidro e ao Salvini (empresários donos das empresas) pelo empenho em melhorar a condição de acessibilidade e locomoção destas pessoas”.
Todos os veículos estão equipados com o sistema de acesso mecânico (plataformas) para pessoas portadoras de necessidades especiais. Os profissionais destas empresas estão sendo qualificados para a utilização da ferramenta. De acordo com informações dos empresários, até 2014 todos os veículos estarão adaptados, com as melhorias nos assentos, iluminação interna, degraus e roletas.
Mustrangi lembrou que herdou um sistema público em condições precárias, sem renovação e que mantinha como maiores prejudicados os usuários dos ônibus.
“Herdamos um modelo totalmente insustentável, fruto da omissão histórica de governos passados e de alguns empresários do setor. Quando chegamos, o caos estava instalado e os principais prejudicados eram justamente aqueles que realmente dependem do transporte coletivo. Então, fizemos o que ninguém, antes, teve coragem de fazer; assumimos a responsabilidade, mesmo sabendo que, durante o longo processo de intervenção e de preparação da nova licitação, teríamos que nos comprometer e garantir à população seu direito de ir e vir, de acesso ao trabalho, estudo e lazer. Mais hoje estamos construindo um novo tempo para o transporte e tenho certeza que vamos chegar ao objetivo maior, que é mudar a realidade de quem depende do sistema público de locomoção”, finalizou Mustrangi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário