terça-feira, 9 de julho de 2013

TRANSTORNO SEXUAL MASCULINO: É PRECISO VENCER O PRECONCEITO PARA LIDAR COM PROBLEMAS NA CAMA

Transtornos sexuais masculinos acontecem com frequência, mas o tema é pouco falado, provavelmente pela cobrança que ronda o universo dos homens. Os motivos que provocam os transtornos são de diversas ordens: fatores biológicos, psicológicos, sociais ou até mesmo a combinação deles.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 50% dos homens brasileiros acima de 40 anos, em algum momento da vida, podem sofrer de disfunção erétil - popularmente conhecida como “impotência” - o mais comum dos transtornos sexuais masculinos. Desse total, mais da metade apresentam hipertensão, colesterol alto e doenças cardíacas.

O psicológico exerce um papel importante na performance sexual

Além de uma questão biológica, muitos transtornos têm origem psicológica. É o que explica o psicólogo clínico Eduardo Drummond, coaching e diretor da Azul Psicologia: “A atividade sexual requer energia, disponibilidade e tranquilidade. O excesso de tensão, a falta de tempo, pressão no trabalho e as expectativas irreais de performance podem alimentar esses transtornos e prejudicar a vida sexual das pessoas.”

A dificuldade para procurar um profissional é outro empecilho para os pacientes. Segundo Drummond, alguns homens só procuram um psicólogo como última alternativa, devido ao preconceito de lidar com a disfunção diretamente, e tratá-la: “O psicólogo é sempre o último da cadeia a ser visitado. Até chegar lá, a maioria dos indivíduos já passou por diversos médicos,de diversas especialidades. A terapia pode ajudar o indivíduo a entender melhor o que acontece, identificar questões ainda não descobertas que tem relação com a sua autoestima . A terapia de casal, em alguns casos, também pode ser interessante.”, complementa o psicólogo.

Prevenção

Os exames de rotina também são fundamentais para a prevenção e a solução de problemas sexuais. Para os maiores de 18 anos, uma simples consulta de rotina anual ao urologista é o suficiente. A partir dos 45, é fundamental que o homem passe a se consultar também com um proctologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário