quinta-feira, 4 de julho de 2013

“CONCERTOS À LUZ DE VELAS”, ESPERADA SÉRIE DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DA DELL’ARTE, ABRE COM DUO FUKUDA-ASTRACHAN

Piano e violino têm encontro marcado com o público do 13º Festival de Inverno de Petrópolis. A abertura da esperada série “Concertos à Luz de Velas”, sábado, dia 6 de julho, 18h, traz Elisa Fukuda (violino) e Vera Astrachan (piano) ao Museu Imperial. A série mudou de espaço físico dentro do Museu, e está agora na Sala de Exposições Temporárias do Palácio Imperial.

Vinte e sete anos tocando juntas deram à Elisa Fukuda e Vera Astrachan uma união musical sem igual. O recital para Petrópolis está calcado no repertório do primeiro disco do duo, “César Franck – Camargo Guarnieri”, recém-lançado este ano pelo selo Clássicos. A violinista Fukuda é profunda conhecedora da obra do brasileiro Camargo Guarnieri, tendo, inclusive, fundado em 2002 o quarteto que leva o nome do compositor. Está preparando as gravações da integral dos quartetos de cordas de Guarnieri (selo ABM). Já a pianista Astrachan realizou a primeira audição de uma peça do belga César Franck, honraria dedicada aos especialistas.

Elisa Fukuda aprendeu violino com o pai, em São Paulo, ainda criança. Graduou-se no Conservatório Superior de Música de Genebra (Suíça). Como solista e recitalista, destacou-se com a Orchestre Philharmonique George Enesco de Bucareste, Orquestra de Câmara de Moscou e as principais orquestras do Brasil. Foi membro do Trio Dell’Arte (com o pianista Giuliano Montini e o violoncelista Peter Dauelsberg), com o qual fez turnê na Argentina, França, Espanha, Alemanha, Portugal e Açores.

Recebeu inúmeros prêmios. Além da atividade didática que vem desenvolvendo no Instituto Fukuda, em São Paulo, é também Diretora Artística da Camerata Fukuda. Sua discografia é composta por 12 CD`s. Em dezembro de 2013, ela se volta a se apresentar em Nova York, dessa vez no Metropolitan Museum, como solista junto à Orquestra St-Luke, interpretando os concertos Brandenburgueses, de Bach.

Vera Astrachan foi aluna do pianista Arnaldo Estrella. Graduou-se pela UFRJ e aperfeiçoou-se em Viena, Londres e Berkeley. Viena, Paris, Londres, Lisboa, Nova York, San Francisco e Los Angeles são algumas das cidades onde se apresentou. Gravou para a BBC de Londres e para a Radio e Televisão Francesa. No Brasil, apresentou-se como solista das principais orquestras, sob a batuta de regentes como Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri, Isaac Karabtchevsky, John Neschling, Roberto Tibiriçá, Roberto Duarte, Henrique Morelenbaum. Em 2004 lançou em CD pelo selo Regia Música sua gravação com obras de Schumann e Ravel. É detentora de inúmeros prêmios, entre os quais o 1º Prêmio no Concurso Backhaus, dedicado à obra de Beethoven, Prêmio Jeunesses Musicales em Berlim, e Prêmio de Melhor Solista do Ano (1978) pela APCA.

O Museu Imperial fica na Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis/ RJ. A entrada para esta apresentação custa R$ 20,00 (vinte reais) e a meia entrada R$ 10,00 (dez reais) para idosos, estudantes, deficientes físicos e para todos os demais que doarem 1 kg de alimento não-perecível para a campanha da solidariedade promovida pela Dell’Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário