quinta-feira, 4 de julho de 2013

OPERETA “CASO NO JÚRI” GARANTE BOAS RISADAS PARA TODA A FAMÍLIA

O 13º Festival de Inverno apresenta, sábado, 6 de julho, às 20h30, a opereta “Caso no Júri” (Trial by Jury), engraçadíssima criação de Gilbert & Sullivan, autores ingleses que revolucionaram o teatro musicado. A vinda de espetáculo é uma parceria da Dell”Arte com a UFRJ e o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado.

CASO NO JÚRI é uma das Savoy Operas, série de operetas que deram origem aos típicos musicais do West End, a Broadway londrina. Com um tratamento musical leve e tramas de apelo popular, alcançaram um sucesso extraordinário e influenciaram a linguagem do teatro, do cinema e da televisão.

Cantada em português e com duração de 45 minutos, a ação foi transposta de Londres, em 1875, para o Rio de Janeiro de 1927, época em que foi construído o Antigo Palácio da Justiça, que atendia o então Distrito Federal. A opereta foi encenada com grande sucesso de público no ano passado, justamente nesta edificação, que fica no Centro do Rio de Janeiro.

Comédia de costumes capaz de arrancar hoje tantas gargalhadas do público como na época em que foi escrita, a versão tropicalizada de Trial by Jury põe em cena o julgamento de um vigarista que largou a noiva no altar, uma mocinha de família, que sucumbiu ao seu charme. A vítima, nem tão inocente assim, exagera as consequências do abandono e, com boa dose de malícia, exige reparações pelo rompimento do contrato nupcial.

Um advogado de fala empolada, um juiz atabalhoado, mais interessado na beleza da requerente do que nos meandros do caso, e dois outros insólitos personagens completam o quadro de solistas.

Segundo José Henrique Moreira, que assina a direção cênica e a versão brasileira, o coro de 24 vozes desempenha também papel de protagonista, comenta os acontecimentos e acentua a dimensão cômica da peça. “É um encontro de malandros”, sintetiza com humor.

A direção musical é de Marcelo Coutinho (Escola de Música/UFRJ), e a direção de movimento e coreografia é de Marcellus Ferreira (ECO/UFRJ). Em cena, seis solistas e coro formado por alunos da UFRJ, UniRio, Conservatório de Música. A música é executada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de Juliano Dutra. A concepção e confecção dos figurinos, ambientados na década de 20, são dos estudantes de Indumentária da Escola de Belas Artes/UFRJ, sob a coordenação de Desirée Bastos.

O Theatro D. Pedro fica localizado na Praça dos Expedicionários, s/nª – Centro. A entrada custa R$ 20,00 reais e a meia entrada R$ 10,00 reais para idosos, estudantes, deficientes físicos e pessoas que doarem 1 kg de alimento não-perecível para a campanha da solidariedade promovida pela Dell’Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário