segunda-feira, 8 de julho de 2013

BIODIGESTOR DE VILA RICA É INAUGURADO

O prefeito Rubens Bomtempo inaugurou no domingo, dia 07, o biodigestor de Vila Rica, em Pedro do Rio, um projeto em parceria com a concessionária Águas do Imperador. Ecologicamente correto, o sistema não consome energia elétrica e irá atender cerca de duas mil pessoas ao processar aproximadamente 130 mil litros de esgoto diariamente, sem cobrança extra de tarifa na conta de água.

O saneamento de esgoto em Vila Rica era uma demanda antiga da população. Com o biodigestor, foi possível não apenas despoluir o córrego que percorre a localidade, mas também retirar da natureza 70 mil garrafas PET, doadas pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) para a construção dos filtros, além de 500 pneus enviados pela Águas de Nova Friburgo e que foram retirados do Rio Bengalas, naquele município. A água é devolvida ao rio, após o tratamento, com índice de até 85% de pureza em relação à carga orgânica inicial.

“Essa era uma exigência legítima da comunidade. O córrego vai ser utilizado apenas para receber as águas das chuvas. Além da despoluição do rio, o biodigestor está dentro da construção de políticas públicas voltadas para a educação ambiental e de consciência ecológica. Aqui fica claro o envolvimento do sistema com a creche, que fica ao lado, e a comunidade. Esse é o sétimo biodigestor que nós construímos, tem um cunho social e uma política de reparação, devido a todos esses anos de esgoto correndo aqui a céu aberto”, esclareceu o prefeito.

Embora as obras do biodigestor tenham sido iniciadas no final da última gestão de Bomtempo, em 2008, elas ficaram paradas durante os últimos quatro anos. Para a presidente da Associação de Moradores de Vila Rica, Zilda Damião, a inauguração do do sistema é uma grande vitória para a comunidade. “Essa obra começou no último mandato de Bomtempo e hoje finalmente estamos inaugurando. Isso representa a saúde da comunidade e da creche. O prefeito sempre foi amigo da nossa comunidade, sempre esteve presente e, na medida do possível, sempre nos atendeu. Foi no seu mandato que nós conseguimos uma coisa inédita, que é a legalização do conjunto habitacional, quando saíram 180 escrituras. Mas quando o prefeito saiu, parou tudo. Em nome da comunidade eu tenho muito a agradecer por tudo o que ele faz por nós”, ressaltou.

O biogás gerado pelo tratamento será utilizado na cozinha do Centro de Educação Infantil Criança Santa Edwiges. A canalização, juntamente com o fogão, já está pronta para ser utilizada. “O processo aqui é totalmente biológico e vamos precisar de aproximadamente dois meses para que o biogás seja produzido em quantidade suficiente. Nós esperamos que ele chegue à outra escola [Escola Municipalizada Santa Terezinha] e a algumas casas. Por isso, quanto mais pessoas aderirem ao processo, melhor”, disse o diretor executivo de Águas do Imperador, Marcio Salles.

Presente à inauguração, o deputado federal Hugo Leal disse que cada pessoa, em parceria com a classe política, tem um papel importante na solução dos problemas enfrentados pela sociedade. “Aqui nós temos um exemplo de como é possível utilizar os nossos próprios recursos para a solução de um problema. O biodigestor transforma a necessidade de saneamento em uma solução. Aqui são aproveitadas as coisas que já estão na natureza, as soluções estão aqui entre nós”, disse.

Além do biodigestor de Vila Rica, a parceria entre o governo Bomtempo e a Águas do Imperador já possibilitou a criação do mesmo sistema em Vila Ipanema (Quitandinha), no Siméria, no Alto Independência, no Bonfim (Corrêas), na Posse e em Nogueira. O vereador Vadinho ratificou a importância do saneamento para a população: “A comunidade está em festa, pois era um anseio de todos aqui, há muitos anos, acabar com a poluição e o mal cheiro do córrego”, frisou.

Também participaram da cerimônia os vereadores Pastor Sebastião, Ney Botafogo, Ronaldo Ramos, Luizinho Sorriso, Maurinho Branco e Ronaldão, além de secretários de governo, representantes de outras associações de moradores e a população local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário