segunda-feira, 8 de julho de 2013

BERNARDO ROSSI PROPÕE SERVIÇO TELEFÔNICO PARA ORIENTAR IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Tramita na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) projeto de lei do deputado Bernardo Rossi (PMDB) instituindo um serviço telefônico de orientação às pessoas com deficiência e idosos. Pela proposta, a Central de Atendimento Telefônico deve disponibilizar uma linha exclusiva aos dois públicos-alvo, com três algarismo e de fácil memorização. O serviço deverá ser ainda amplamente divulgado para alcançar a proposta social de orientação e a de proteção, pois deverá também receber denúncias sobre maus tratos.

“O idoso, notadamente, tem dificuldades de deslocamento, assim como uma pessoa com deficiência locomotora. Sair de casa já sabendo quais documentos levar, quais repartições públicas procurar facilita esse deslocamento para pagar uma conta, resolver uma questão jurídica", defende Bernardo Rossi.

Um dos serviços propostos é o auxílio a idosos e pessoas com deficiência se localizarem dentro do Estado do Rio. "Por exemplo, o idoso pode ser informar, no caso da capital, onde existe um serviço Poupa Tempo mais perto de onde ele esteja. Em Petrópolis, um idoso da Posse, por telefone, pode se informar sobre um serviço que ele procura e que esteja disponível nos distritos para evitar um deslocamento até o Centro Histórico", explica Bernardo Rossi.

Atualmente, os números disponíveis para idosos (Disque-Denúncia, Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira idade, Ouvidoria da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência) no Estado estão voltados para denúncias de maus tratos. Às pessoas com deficiência também estão disponíveis números como da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para denúncias. Pela nova proposta apresentada como projeto de lei, a central de atendimento ampliaria esse apoio oferecendo também informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário