quinta-feira, 4 de julho de 2013

ANDRÉA LOPES TOMA POSSE COMO TITULAR DA APL

Na noite do próximo sábado, dia 06 de julho, na Casa de Cláudio de Souza, toma posse na Academia Petropolitana de Letras a escritora, jornalista e psicóloga Andréa Lopes. A nova titular será empossada na Cadeira nº 36, patronimica de Carlos de Laet e será saudada pelo acadêmico e diretor de Relações Públicas da APL, Fernando Costa, titular da cadeira nº 22, patronimica de Raul de Leoni.

Andréa foi eleita por unanimidade em assembleia realizada no dia 16 de fevereiro de 2013. A jornalista torna-se a acadêmica mais jovem da ilustre Academia, completando 47 anos de idade na data de sua posse, ficando entre as quatro representantes atuais do sexo feminino na APL dentre os quarenta acadêmicos titulares.

"É uma honra e um reconhecimento pelo meu trabalho receber essa titulação, ainda mais em uma instituição onde as mulheres ainda são minoria. É com muita humildade que assumo a cadeira sendo que estarei fazendo parte de um seleto grupo de intelectuais ao qual tenho enorme respeito e admiração”, declara Andréa.

O acadêmico Fernando Costa, padrinho literário da nova titular, está feliz com a posse e considera Andréa uma escritora especial: “Andréa é uma escritora muito especial. Suas escritas transmitem luz e sabedoria. Detém um admirável e respeitável currículo para sua idade, integrando com louvor nossa Arcádia Cultural. Suas crônicas publicadas em jornais e revistas são lidas por todo o Brasil e exterior, sendo que seu livro “Quebra-cabeça”, que percorreu Brasil, Portugal, Japão e Estados Unidos da América, onde reúne excelentes crônicas que abordam temas variados das relações humanas, constitui-se importante obra de autoajuda a tantos quantos transitam pelas ruelas dos desejos, aspirações, questionamentos e por quês da existência. Não é a toa que recebeu o apelido de “Fada” do diretor/presidente do jornal em que escreve, Diário de Petrópolis, Paulo Antônio Carneiro Dias, pois coloca um toque de mágica em tudo o que faz”, diz Fernando.

A cerimônia de posse será abrilhantada pela participação das Meninas Cantoras de Petrópolis como presente do Maestro Marco Aurélio Xavier, do qual Andréa foi aluna. Crianças da academia Rotima de Ballet vão oferecer uma homenagem surpresa à nova titular.

Serviço:
Posse Andréa Lopes na Academia Petropolitana de Letras
Local: Casa de Cláudio de Souza
Endereço: Praça da Liberdade, 247 – Centro
Horário: 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário