quinta-feira, 4 de julho de 2013

OBRAS RUSSAS SÃO COMENTADAS EM PALESTRA ILUSTRADA NO 13º FESTIVAL DE INVERNO DELL’ARTE

Mário Wilmersdorf já é conhecido dos petropolitanos por suas concorridas palestras na edições anteriores do Festival de Inverno da Dell’Arte. Nessa 13ª edição, ele versa sobre “A Música Russa no Século XX”, no dia 6 de julho, sábado, às 15h30, no Museu Imperial.

Aproveitando os recursos que a Sala Multimídia do Museu oferece – todos de última geração -, Willmersdorf apresentará três grandes momentos da música russa no século XX: o Concerto para Piano Nº 3 de Prokofiev, a Sinfonia Nº 9 de Shostakovich e a emblemática a Sagração da Primavera de Stravinsky, cuja estreia foi um dos maiores escândalos da história da música clássica. O palestrante irá discorrer sobre as circunstâncias que cercaram a criação dessas obras, sua repercussão e influência sobre a música contemporânea. Entre uma fala e outra, o público aprecia intérpretes como a excepcional pianista chinesa Yuja Wang, a Orquestra do Festival de Lucerna e a Sinfônica de Londres, dirigidas por nomes como Pierre Boulez, Claudio Abbado e Neeme Järvi.

Wilmersdorf Jr é jornalista, e começou sua carreira na TV-Rio em1968, tornando-se editor de cidade e editor internacional. Dirigiu e produziu o programa Jornal da Arte, cobrindo o movimento artístico no RJ. Foi “label manager” de Clássicos e Jazz da EMI/Odeon e consultor da Polygram (atual Universal), CBS (atual Sony) e BMG-Ariola. Há 19 anos integrou-se ao projeto de revitalização da música clássica empreendido por Myrian Dauelsberg. Colaborou com a revista Viva Música, O Globo e ministrou palestras sobre música clássica, canto lírico e balé no Centro Cultural Banco do Brasil, Museu da República, Museu Imperial de Petrópolis, MusicAtiva e Centro Cultural Giacomo Puccini. Curador de vários ciclos de música produzidos pela Dell’Arte para o Centro Cultural Banco do Brasil, criou, produziu e dirigiu “Antônio Carlos Gomes – um compositor brasileiro”, sua estréia como autor em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário