quarta-feira, 3 de julho de 2013

FINAL DO CONCURSO DE POESIA DA BAUERNFEST

Na quinta-feira, dia 4 de julho, às 19h30, acontece no Palácio de Cristal a final do tradicional Concurso de Poesia da Bauernfest, realizado há mais de 25 anos na cidade, tendo somente sido interrompido em 2012.

O concurso, idealizado pelo poeta Arnaldo Rippel, tem há 15 anos a coordenação da pedagoga e poetisa Catarina Maul, hoje presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, que assina a realização do mesmo ao lado da Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação.

A edição de 2013 retornou com força total, tendo o tema: Desbravador. Envolveu as categorias Infantil, Juvenil, Adulto e Adultos de Outras Cidades, esta com 42 inscrições que vieram de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco, Goiânia, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso. Inscrições internacionais também foram recebidas, como a última, que chegou pelos Correios de Portugal.

Os poemas petropolitanos serão avaliados durante a final do evento, na quinta-feira, quando poetas e intérpretes apresentarão à mesa de jurados os trabalhos, resultando na escolha dos premiados, os cinco melhores de cada categoria, além do melhor intérprete de cada uma.

Já os poetas de outras cidades estão sendo avaliados por um júri especial, que entregará o resultado somente no dia 11 de julho, quando os vencedores serão avisados e os troféus remetidos através de sedex.

Mais do que escolher vencedores e distribuir premiações, o concurso tem o principal objetivo de aproximar a comunidade poética e divulgar o nome da cidade e a cultura defendida com a realização da Bauernfest. Com certeza, muitos grupos poéticos, formais e informais, de todo o Brasil, com a realização do concurso, passam a saber que em Petrópolis há uma festa que enaltece a colonização alemã e que, ainda, incentiva o desenvolvimento da poesia.

Para Arnaldo Rippel, idealizador, e para Catarina Maul, coordenadora, ambos descendentes de colonos alemães, o momento da final é sempre muito esperado, pois assim como milhares de petropolitanos, podem, com a Bauernfest, prestigiar as suas origens e manter viva a memória dos heróicos pioneiros que ajudaram Major Julio Frederico Koeler a erguer essa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário