segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

RUBENS BOMTEMPO LUTA POR MAIS RECURSOS JUNTO AO GOVERNADOR E O MINISTRO FERNANDO BEZERRA


O prefeito Rubens Bomtempo garantiu junto ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e ao governador Sérgio Cabral, mais recursos para os programas do aluguel-social e de limpeza de rios. O encontro de Bomtempo com o ministro e o governador aconteceu na manhã desta sexta-feira (4/1) no Palácio Guanabara. O prefeito destacou que mesmo assumindo o governo em situação gravíssima, não tendo encontrado materiais para atendimento às famílias atingidas pelas chuvas, combustível ou veículos para realizar as vistorias, conseguiu atenuar a situação e devolver a normalidade rapidamente à população, com o trabalho de mais de 700 servidores de diversas secretarias.

Bomtempo ressaltou ainda a importância de atuar em parceria com a União e o Estado e também a necessidade de criar alternativas junto ao Inea para que o município possa colocar em prática programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida: “É um absurdo não prevalecer a função social das Áreas de Preservação Permanente (APPs), e o Inea não dar uma solução alternativa para a habitação popular deste país”.

O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou que a legislação para intervenções que envolvem risco precisa ser revista: “As exigências são inúmeras e inviabilizam diversos projetos nas áreas habitacionais e de infraestrutura. Para se ter uma idéia, dos recursos do PAC, foram liberados mais de 4,4 milhões para as regiões vulneráveis. No entanto, menos de 15% foram utilizados para dragagem e contenção de encostas”.

Bezerra elogiou a atuação dos municípios e garantiu todo apoio às cidades atingidas com serviços de assistência social, limpeza e desobstrução das vias. “Com relação às obras maiores, estruturantes na baixada, costa verde e na serra, temos que fazer um levantamento e priorizar os casos mais graves”, ressaltou.

O risco de proliferação de doenças com a crise do lixo nos municípios foi destacada pelo governador Sérgio Cabral. “O lixo agrava tudo. Lixo e chuva definitivamente não combinam. Vamos fazer uma reunião com todos os prefeitos para falar sobre o combate aos focos de dengue no estado e quero pedir uma atenção especial aos municípios que sofreram com as chuvas e que estavam com problemas na coleta do lixo, como Caxias e Petrópolis. Nesses municípios, além da dengue, precisamos dar atenção especial à proliferação de ratos”, avaliou.

O governador elogiou a determinação de Bomtempo para contratar 100 agentes que irão atuar no controle de endemias (desratização). Primeira reunião do Comitê de Ações Emergenciais é realizada por Bomtempo - O prefeito Rubens Bomtempo realizou na quinta-feira m(3/1) a primeira reunião do Comitê de Ações Emergenciais. Além dos titulares de cada uma das 21 secretarias de governo, representantes de empresas subconcessionárias de serviços públicos como Águas do Imperador, Ceg e Ampla, também participaram do encontro, cujo objetivo é garantir o atendimento imediato no caso da ocorrência de chuvas.

Os estragos causados pela chuva que atinge a cidade desde a noite de quarta-feira trouxeram à tona problemas como a falta de material de apoio para as famílias atingidas. “Num momento crítico como esse, colchões e lonas que fazem parte do kit necessário para essas pessoas, simplesmente não foram encontrados na Setrac”, relatou Bomtempo.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Rafael Simão, destacou a importância de todas as secretarias estarem mobilizadas para dar uma resposta mais rápida e efetiva às famílias que estão em áreas atingidas pelas chuvas. “No entanto, é necessário que todos estejam conscientes da importância de deixar as áreas de risco quando as sirenes forem acionadas".

Meteorologia prevê tempo bom para o fim de semana

A Defesa Civil informou que a previsão do tempo para Petrópolis no final de semana é de sol. As temperaturas devem ficar entre 17ºC e 26ºC. Até a tarde de ontem, em consequência das chuvas que começaram na noite de quarta-feira, a Defesa Civil do município registrou apenas 85 ocorrências.

As famílias que estavam nos pontos de apoio do Independência e do Morin, já retornaram para as suas casas. No Siméria, os desalojados permanecem na casa de parentes. Mas as boas notícias não param por aí. No fim da tarde de hoje, a Defesa Civil atualizou os dados de ocorrências das chuvas. O índice pluviométrico do Independência, que chegou a 198mm na noite de quinta-feira, baixou para 83mm.

No Morin, onde foi registrada a maior incidência de chuva, os índices pluviométricos das últimas 24 horas chegaram a 100.5. No bairro foram registradas duas quedas de barreiraApesar dos altos índices, no Morin, foram registrados apenas duas quedas de barreira, ums delas atingiu os fundos de uma casa localizada na Rua Manoel Maia Filho. Na Rua 24 de Maio, a queda de uma barreira causou o fechamento de uma servidão.

A Fundação de Cultura e Turismo tranqüiliza os turistas e visitantes e afirma que todo o setor turístico está funcionando normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário