quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

POUCAS DOAÇÕES DE MATERIAL ESCOLAR PARA O CENTRO EDUCACIONAL TERRA SANTA

Projeto Aquarela ainda precisa de doações de materiais novos ou usados

Para continuar auxiliando o aprendizado infantil, o projeto está recebendo doações de materiais usados ou novos desde o inicio de dezembro de 2012. Essa é uma ótima oportunidade para quem está renovando o material didático dos filhos ou querem ajudar o “Projeto Aquarela”, que receberá novas turmas em 2013.

De acordo com Paulo Sixel, Coordenador do Centro Educacional Terra Santa, a instituição aceita e agradece doações como lápis de cor, canetinha, cadernos, mesmo que já com parte das folhas usadas, folhas tamanho A4 limpas, cartolinas, apontadores usados, tesoura de ponta redondas, dentre outros.

“Por mais que a campanha tenha sido vastamente divulgada pela imprensa, o retorno em doações foi muito abaixo do esperado e as necessidades são grandes. As famílias das crianças que atendemos estão, em sua maioria, na linha da pobreza e não possuem recursos para arcar com esse tipo de material”, detalha Sixel.

O “Projeto Aquarela” surgiu há 11 anos no Centro Educacional Terra Santa com a meta de atender cerca de 90 crianças com idades entre 5 e 12 anos. O objetivo é através de um processo sócio-interacionista, oferecer uma melhor qualidade educacional e obter resultados mais positivos. O trabalho é realizado por meio de atividades recreativas e educativas, priorizando a formação humana, o respeito ao próximo, ao meio e a si mesmo.

De segunda à sexta-feira na parte da tarde, em horário complementar e com direito a duas refeições diárias, as crianças participam de oficinas de reforço escolar, educação ambiental, música, artes, teatro, informática, dança de rua, tai-chi-chuan, esportes e formação humana. Além das oficinas, o projeto oferece a oportunidade de momentos de diversão e recreação coletiva.

Funcionando desde 1918, com o intuito da caridade e o bem estar do próximo, a associação foi aos poucos determinando seu carisma em atender somente crianças e, sobretudo, optando pelos meninos, quando em 1969 passou a denominar-se Casa dos Meninos de Petrópolis. Atendendo em regime de internato, esse trabalho permaneceu até 1989, quando, para melhor se adequar às necessidades dos usuários, passou para o regime de semi-internato.

O nome Terra Santa é histórico em Petrópolis, principalmente porque até o início do século XX funcionou na cidade o Comissariado da Terra Santa. No dia 14 de abril de 1918, o grupo fundou a Associação Protetora do Recolhimento de Desvalidos de Petrópolis que, no mês seguinte, passaria a ter sua sede no antigo Comissariado da Terra Santa. A instituição contava com a contribuição da sociedade para a manutenção financeira e a dedicação das religiosas da Congregação de São José de Chambery no atendimento diário.

A associação foi aos poucos determinando seu carisma em atender somente crianças e, sobretudo, optando pelos meninos, quando em 1969 passou a denominar-se Casa dos Meninos de Petrópolis. Atendendo em regime de internato, esse trabalho permaneceu até 1989, quando, para melhor se adequar às necessidades dos usuários, passou para o regime de semi-internato.

A partir de 1998, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil passou a fazer parte, ainda que indiretamente, do trabalho desenvolvido pela instituição. Naquele ano, elegeu-se nova diretoria, tendo como presidente o Frei Johannes B. Bahlmann. Toda a equipe de coordenação foi renovada. As Irmãs Franciscanas de Siessen e frades estagiários (estudantes do Instituto Teológico Franciscano) começaram a trabalhar em busca de resgatar o carisma inicial de atender crianças e adolescentes desprovidos dos direitos básicos da vida.

No início de 2001 foi aprovada a mudança do nome de Casa dos Meninos de Petrópolis para Centro Educacional Terra Santa. Após um levantamento sobre a realidade socioeconômica, a instituição montou um novo plano de atuação, composto de dois projetos sociais: Aquarela (atendimento a crianças de 5 a 12 anos em horário complementar com atividades educativas) e o “Cultura pela Paz” (adolescentes na idade de 12 a 18 anos com oficinas educativas e profissionalizantes).

O Centro Educacional Terra Santa é composto por quatro pilares essenciais: comunidade de fé, a creche com 160 crianças e a escola com 430, e dois projetos complementares “Aquarela” e “Cultura pela Paz”, onde 90 crianças e adolescentes participam. O Centro se tornou um referencial de educação e evangelização.

Em 2005, o Centro Educacional Terra Santa começou a trabalhar com uma creche com capacidade de atendimento para 72 crianças, com faixa etária de oito meses a 5 anos. Esse serviço foi ofertado até dezembro de 2009, quando a Província Franciscana rompeu o contrato com a Secretaria Municipal de Educação.

Também em 2005, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil assumiu, financeiramente, o Projeto Cultura pela Paz, considerando o trabalho uma experiência até que todo o Centro Educacional Terra Santa fosse assumido. O período de transição terminou em dezembro de 2007. Em janeiro de 2008, o Terra Santa passou a integrar as obras que compõem o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) da Província Franciscana.

Substituindo Frei Ivo Muller, que passou a ser Guardião Superior do Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro, Frei Antônio Moser assumiu em fevereiro de 2010 a Presidência do Centro Educacional Terra Santa. Nomeado pela Província Franciscana da Imaculada Conceição. Frei Moser soma os trabalhos na Instituição com a Presidência da Editora Vozes e da Comissão de Ética da Universidade Católica de Petrópolis, além dos trabalhos na Paróquia de Santa Clara, aulas no Instituto Teológico Franciscano e palestras e seminários em diversas instituições no país.

Aos que desejarem conhecer ou ajudar a instituição, o Centro Educacional Terra Santa fica localizado na Rua Rua Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaiso. E mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2242-0525 e (24) 2246-1061, ou ainda através do site WWW.terrasanta.org.br.

SERVIÇO
“Projeto Aquarela”
Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1061/ (24) 2242-0525

Nenhum comentário:

Postar um comentário