quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

POSSE TERÁ CORPO DE BOMBEIROS AINDA NO 1° SEMESTRE

Light vai ceder parte do prédio à Defesa Civil estadual


O presidente da Light, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, assumiu o compromisso de ceder parte do prédio que pertence à empresa, na Posse, para que a Defesa Civil do Estado instale no quinto distrito de Petrópolis um destacamento do Corpo de Bombeiros. Na reunião, com o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) e o vereador Ronaldo Ramos (PTC), na sede da empresa, em Niterói, nesta quarta-feira, 30 de janeiro, foi apresentado ao presidente da concessionária de energia elétrica que o imóvel, já vistoriado pelo secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, é adequado para receber a corporação.

"Uma gestão compartilhada do imóvel é plenamente viável, não compromete o trabalho da Light e estamos disponíveis para ajudar Petrópolis nesse projeto", anunciou Paulo Roberto Pinto. O próximo passo é enviar formalmente o pedido à Light, o que será feito por Bernardo Rossi e o secretário estadual e Transportes, Julio Lopes. O governo do Estado também será oficiado para que cumpra as formalidades de cessão de uso do prédio. "Tão logo sejam cumpridas essas etapas, a corporação começa a funcionar e esperamos que seja ainda no primeiro semestre encerrando uma luta de décadas", comemora o vereador Ronaldo Ramos.

População de mais de 10 mil pessoas, a Posse ainda é atendida pelo destacamento do Corpo de Bombeiros de Itaipava, distante 22 quilômetros ou pelos Bombeiros do Batalhão de Petrópolis que precisam percorrer uma distância de 47 quilômetros para acessar o quinto distrito.

"Dos cerca de mil atendimentos anuais, a Posse corresponde com 15% dos chamados. Estes números foram mostramos ao secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, que se sensibilizou com a real necessidade do quinto distrito", aponta Bernardo Rossi.

A concessionária de energia elétrica mantém na Posse uma base para acompanhar os trabalhos da subestação que abastece outras localidades já que ela não é responsável pelo serviço em Petrópolis. No prédio, no centro do distrito da Posse, apenas uma equipe de quatro pessoas atua. "O imóvel atende os bombeiros em estacionamento, área para manobras, vestiários e acomodações", afirma Ronaldo Ramos.

A maioria dos atendimentos prestados na Posse são referentes a acidentes de moto e de carro, mas há registros de deslizamentos de terra com soterramento de casas e veículos como em dezembro de 2010. "No ano passado, o Corpo de Bombeiros integrou à frota de Petrópolis, avaliada em R$ 2 milhões, três novos veículos e o treinamento e qualidade da corporação também é indiscutível, mas a distância entre Posse e o Batalhão e o Destacamento, compromete a eficiência no socorro", pontua Bernardo Rossi.

A instalação de um destacamento na Posse significa também aumento da corporação. Hoje, o efetivo dos Bombeiros de Petrópolis, incluindo o destacamento de Itaipava, é de 149 homens. Eles são responsáveis por cobrir os nove mil quilômetros de área da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário