quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

DEFESA CIVIL ACIONA SIRENES DE ALERTA PARA SIMULAÇÃO

A Coordenadoria de Defesa Civil acionou na manhã desta quinta-feira as 18 sirenes instaladas na cidade para alertar às pessoas que vivem em áreas de risco sobre ocorrências de chuvas fortes. A iniciativa faz parte de uma série de simulações para preparar as comunidades para as situações de emergência.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Rafael Simão, as simulações são simultâneas nas 10 comunidades onde os sistemas de alerta foram instalados e acontecem todo dia 10 de cada mês, às 10h. “Queremos não só testar a eficácia do sistema como também mobilizar a população para participar deste exercício. Infelizmente, a adesão ainda é muito baixa, o que dificulta muito que a simulação aconteça o mais próximo possível da realidade”.

Simão destacou ainda que a atual administração está revendo todo o Sistema Municipal de Defesa Civil e que realiza estudos para implementar novas formas de acionamento das sirenes que garantam mais agilidade no apoio às pessoas que precisam deixar as áreas de risco. Além disso, estão previstas a instalação de dez Unidades de Proteção Comunitária para apoiar os trabalhos de evacuação das áreas.

O Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes é formado por líderes comunitários, agentes comunitários de saúde, e integrantes de outros programas municipais. Atualmente, as sirenes são acionadas remotamente por meio de sensores de fibra ótica e internet 3G pela Coordenadoria de Defesa Civil de Petrópolis, ou manualmente nas comunidades em caso de queda de energia elétrica ou conexão, quando existe risco de deslizamento de barreiras ou outras situações adversas, oriundas de condições atmosféricas extremas.

Em seguida, inicia-se o procedimento de desocupação das áreas de risco com o deslocamento temporário dos moradores para os pontos de apoio, locais onde as famílias podem permanecer em segurança até que a situação se estabilize e a avaliação dos imóveis seja feita e a área liberada.

O sistema de acionamento das sirenes é um instrumento de alerta que não substitui a observação da comunidade e o bom senso. O morador que identificar sinais de instabilidade na moradia ou em seu entorno deve procurar local seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário