segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

OS CUIDADOS PARA A PRÁTICA DE ESPORTES AO AR LIVRE

É importante cuidar da pele e da alimentação para evitar problemas

Petrópolis é constantemente procurada como destino turístico por quem ama aventuras, esportes radicais e proximidade com a natureza. Nesta época do ano, em que o clima está mais quente e algumas pessoas estão aproveitando as férias, vários grupos querem conhecer a cidade por outro ponto de vista. Por isso, algumas atividades ao ar livre como trekking, travessia e caminhada ecológica estão em alta.

Além de aproveitar a vista deslumbrante, a prática da Caminhada, por exemplo, ajuda a reduzir gordura corporal e manter o peso e a saúde. Mas antes de realizar qualquer atividade com maior exigência, é recomendado fazer uma avaliação física. “Antes de fazer um exercício que exige um pouco mais de esforço, é preciso ver se o seu corpo está preparado para a atividade, porque caso não esteja o que era para ser lazer vai se tornar algo fatídico e cansativo. Além disso, é necessário que haja descanso anteriormente para que a pessoa possa estar bem disposta no dia programado”, afirma o professor Thiago Martins, da Academia Acqua Sports. “Além disso, é importante se hidratar muito bem durante a atividade, manter uma boa alimentação, utilizar roupas adequadas e principalmente respeitar os limites do seu corpo”, explica.

O alerta do professor Thiago Martins é muito bem-vindo. Segundo a nutricionista da clínica Maurício Baisch, Roberta Zambelli, nestas atividades, o corpo aumenta a demanda de energia solicitada. “A nutrição adequada é um dos fatores fundamentais no desempenho físico, responsável pela formação de novos tecidos e principalmente para a reposição das perdas de nutrientes que ocorrem durante o exercício.”, explica. Roberta ainda dá dicas de quais alimentos são indicados, “Antes de sair para uma aventura ou até uma prova, faça uma refeição acrescentando os principais grupos de alimentos. Carboidratos, que são os pães, cereais, arroz, batata, ou massa. Proteínas, que encontramos no leite e derivados, peito de peru, ovos, e carnes. Sem esquecer as frutas e vegetais, que podem ser em forma de sucos, saladas ou cozidos”.

Neste período de calor, por causa da exposição ao sol, também é fundamental cuidar da pele. A prevenção deve ser feita com o uso do filtro solar e mantendo o corpo hidratado, “A ingestão de líquidos e o hábito de tomar banhos mais frios devem fazer parte da rotina. Neste período, a exposição ao sol deve ser feita com o máximo de cuidado”, alerta a dermatologista Ana Paula Bonvini. “Temos que ter cuidado, pois as doenças mais comuns nesta estação são provenientes de infecções. Neste tipo de atividade exposta ao sol, é fundamental o uso de protetor solar labial também”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário